NOTÍCIAS

Matéria de Capa: Retrospectiva Cocapec 2019

por Revista Cocapec 117:

Retrospectiva Cocapec 2019

O ano de 2019 chegou ao fim e a sensação é que o tempo passou rápido e muita coisa deixou de ser feita? Talvez esse sentimento seja compartilhado pela maioria da população, devido ao dinamismo do mundo moderno. Porém, fazendo uma avaliação, vemos que o ciclo foi intenso e repleto de realizações, e o balanço certamente é positivo. Para demonstrar isso, destacaremos a seguir os principais acontecimentos da Cocapec e mostraremos como foi um período bastante produtivo.

 

Entre as Maiores & Melhores empresa do país

De acordo com a Revista Exame, a Cocapec é a 769ª Maior e Melhor empresa do país no ranking de 1000 empresas que atuam no país em todos os ramos. Já no seguimento agro a cooperativa ocupa o 218º lugar na lista de 400 Maiores do Agronegócio Nacional.

 

 

 

Departamento de Café – contribuindo para o desenvolvimento do cooperado

Ao utilizar a rede de Serviços Integrados da Cocapec a forte participação dos cooperados resultou no recebimento recorde em ano de safra de ciclo baixo. E mesmo com essa grande movimentação o desembarque foi o mais ágil da Alta Mogiana, com média de tempo de apenas 38 minutos. Entre os fatores que contribuíram para o resultado destaque para a entrada em operação mais 12 mil m² de armazéns de café, que funcionaram plenamente em 2019.

 

 

No aspecto comercial o departamento atuou propiciando os melhores negócios, principalmente no mercado futuro, atendendo as autorizações de Venda Futura (Termo), uma ferramenta fundamental

de proteção de preços assim como as trocas de insumos por café. Muitos cooperados também foram surpreendidos com a venda de seus lotes no seguimento de especiais, resultado de um trabalho minucioso de classificação alinhado as oportunidades comerciais buscadas pelos analistas. A participação de feiras como na Specialty Coffee Expo, nos EUA, também viabilizou bons negócios. Atualmente a Cocapec exporta para mais de 24 países.

O 17º Concurso de Qualidade do Café, realizado em conjunto com a AMSC, os cooperados Marcos Antônio de Freitas Júnior, de Pedregulho/SP e Osmar Alves Pereira, de Ibiraci/MG foram homenageados, e, como prêmio terão seus cafés transformados em uma edição exclusiva e limitada do Senhor Café. O certame premiou também os melhores cafés da categoria natural, microlote e o concurso feminino Cerejas do Café.

 

 

Senhor Café na capital federal

Em duas oportunidades o Senhor Café foi apreciado em Brasília, especificamente na Câmara dos Deputados. A primeira foi a Semana de Degustação de Cafés Especiais do Brasil, uma inciativa da OCB, CNC e do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES), com o tema com o tema “Cafezinho com o Cooperativismo”. A segunda foi o “O café, O Leite, O Suco – do nosso dia a dia são Coop”, organizado pela OCB, Frentes Parlamentares da Agropecuária e do Café, da BSCA, da CNA e da Embrapa. Claro que o sucesso dos nossos cafés foi total.

 

11º Simcafé: O Verdadeiro Encontro da Família Cooperativista

Em abril, durante 3 dias o Simcafé realizou 4 palestras, teve 80 expositores, um público de mais de 3 mil pessoas e 4800 cafezinhos servidos. A edição trouxe duas novidades, o Espaço Sustentável e dos Serviços Integrados, reunindo importantes ações realizadas pela Cocapec. Pelos corredores o que se viu foram famílias inteiras, um importante encontro de gerações em busca de conhecimento, soluções para melhoria da produtividade e qualidade e suporte no atual momento de incertezas mercadológicas. Vale lembrar que a edição de 2020 já foi lançada, e a comercialização dos espaços foi um grande sucesso.

 

Laboratório de análises – lançamento do novo serviço e manutenção do conceito “A”

A eficiência do trabalho com análises do setor foi novamente atestada por dois principais institutos Esalq/USP (folha) e IAC (solo), quando ambos concederam a nota “A”, certificando o laboratório entre os mais eficientes do país. Neste cenário, entrou em operação um novo serviço, o de coleta de amostras de solo, realizado em parceria com a Pollo Agricultura de Precisão que utilizam equipamentos modernos, profissionais capacitados e metodologia correta. A Promoção de Análise de Solo também estimulou os cooperados a realizarem o procedimento, com descontos que chegaram até a 100%.

 

Jovens discutem o Futuro do AgroCafé

O evento atraiu aproximadamente 100 jovens em outubro que ouviram as explanações do diretor Saulo Faleiros, sobre “Gestão Inovadora & Oportunidades de Mercado”, e de Luiz Fernando Abussamra, da Agronomics, que abordou “O Futuro do AgroCafé Porteira a Fora”. Os participantes também fizeram importantes contribuições através da ferramenta “World Café – Avança Cocapec”.

 

 

Dias de Campo levam conhecimento aos cooperados

Diversos Dias de Campo aconteceram em praticamente todas as cidades da região, e muitos deles foram realizados em conjunto com fornecedores, sempre com o objetivo de aprimorar o relacionamento entre cooperados, cooperativa e as empresas do setor. A Fundação Procafé realizou a 4ª edição do seu evento, e atraiu mais 800 pessoas, que percorreram as 4 estações na Fazenda Experimental localizada em Franca/SP. A Cocapec é uma das principais apoiadoras e mais uma vez teve papel de destaque no evento.

 

Encontro de Mulheres – a arte de se reinventar

A 12ª edição do Encontro de Mulheres Cooperativistas aconteceu em março, veio com a proposta de despertar um novo olhar sob atitudes e ações do cotidiano. E foi com essa ótica que 200 mulheres participaram de uma programação intensa que mesclou informações sobre saúde, culinária e motivação. A surpresa foi a belíssima exposição sobre a Cocapec que reuniu objetos e outros elementos que contaram um pouco da história, além de espaços interativos para reforçar sobre os serviços e ações realizadas.

 

Mais de 600 pessoas são capacitadas pela Central de Cursos

As parcerias com o Senar/MG, Sescoop/SP e Senai/SP, possibilitaram a capacitação de mais de 600 pessoas em 2019, em toda a área de atuação da Cocapec. Ao todo, foram aplicados 58 cursos, sendo 36 diferentes, que focaram tanto na formação profissional quanto na promoção social. Vale lembrar que todos os participantes receberam certificados na conclusão e estão aptos a executarem a atividade com mais eficiência e segurança. Uma novidade vinculada a Central de Cursos foi a implementação da Feira de Produtos Artesanais Cocapec, que acontece em várias unidades da cooperativa, onde os participantes das formações expõem e comercializam os produtos elaborados com base no que foi aprendido.

 

II Fórum Mundial de Produtores de Café tem presença forte da cooperativa

Em julho, o evento reuniu 1500 pessoas de todos os elos da cadeia como produtores, cooperativas, torrefações, exportadores, consumidores, entre outros, para discutirem ideias de melhorias para o setor. Como a edição foi realizada no Brasil, mais especificamente na cidade de Campinas/SP, permitiu uma presença mais efetiva da Cocapec no evento, com a presença de dezenas de cooperados, entre eles membros do conselho administrativo e fiscal; da gestão; da equipe técnica e de colaboradores de setores estratégicos. O Senhor Café pode ser degustado e levou o sabor da Alta Mogiana ao evento.

 

 

50 mil embalagens vazias coletadas

Em abril, a Coleta Itinerante de Embalagens Vazias aconteceu em 4 cidades (Capetinga/MG, Claraval/MG, Ibiraci/MG e Pedregulho/SP). Foram mais de 50 mil materiais recolhidos entre plásticos, papelão, barrica, e embalagens flexíveis. A ação é realizada em conjunto com a ARPAF (Associação das Revendas de Produtos Agrícolas de Franca) e a Central de Recebimento de Embalagens de Ituverava/SP.

 

 

1300 pessoas visitaram a Cocapec em 2019

A cooperativa alcançou um recorde de visitas em 2019, com a recepção de aproximadamente 1300 pessoas. O perfil deste público também foi bastante variado como clientes do departamento de café, instituições financeiras, novos cooperados, até estudantes estrangeiros. Mas o destaque foi o grande volume de crianças, todas estudantes, que participaram do Projeto Escola no Campo e também de um programa educacional da ABAG RP. Vale lembrar o núcleo de Ibiraci/MG também foi visitado por alunos da cidade.

 

 

Eventos da cafeicultura movimentaram a região

A Cocapec teve importantes participações em dois eventos no mês de outubro. Na 3ª Famcafé, que aconteceu em Franca/SP, foi montada uma cafeteria Senhor Café que ofereceu a bebida nas versões espresso e cappuccino. Também houve exposição de máquinas produzidas pela cooperativa, uma palestra com o diretor Saulo Faleiros sobre “Gestão na Cafeicultura e Oportunidades de Negócios”, além da presença de Alberto Rocchetti Netto, vice-presidente, na solenidade de abertura. Já na 2ª Festa do Café de São Tomás de Aquino/MG, além do espaço institucional, a cooperativa apoiou a realização do Concurso de Qualidade do Café da cidade.

 

Ações culturais para 5 mil pessoas

A Cocapec, em conjunto com cooperativas e o Sescoop/SP, levou cultura a população de várias cidades da região de forma gratuita. Foram apresentadas diversas peças teatrais com conteúdo educativo e produções de qualidade, e projeções de cinema, com filmes de sucesso que emocionaram a todos. Vale ressaltar que várias ações fizeram parte das comemorações do Dia de Cooperar.

 

 

Valorizando a história – Cooperados são homenageados na Revista Cocapec

Prestes a completar 35 anos, a Cocapec possui uma das mais belas histórias da cafeicultura brasileira, e na sua criação contou com importantes pessoas que acreditaram no propósito e ajudaram a construir uma das principais cooperativas de café do país. Como uma forma de homenagem, a Revista Cocapec começou a contar as histórias dessas personalidades para eternizar e mostrar bons exemplos para as novas gerações. Acompanhe.

 

 

2019 foi realmente produtivo e vale lembrar que muitas outras ações secundárias preencheram o calendário do ano, e isso mostra que não se pode parar e sim fazer avaliações, alinhar os objetivos, planejar e principalmente executar, pois 2020 já começou e é preciso entrar com tudo nesta nova oportunidade. Venha com a gente!

Clique AQUI e veja a versão on-line da Revista Cocapec

 

Siga a Cocapec no Instagram @cocapecaltamogiana

Notícias Relacionadas