NOTÍCIAS

Mato Grosso vai aumentar produção e área plantada com café em 2019, estima Conab

por Só Notícias:

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou um aumento na produção de café em Mato Grosso, este ano. Conforme o boletim divulgado nesta quinta-feira (17), a previsão é que o Estado produza de 112 a 116 mil sacas, com crescimento estimado de 8 a 11%, em relação a 2018.

Segundo a Conab, a produtividade média esperada é de 11,21 sacas por hectare, representando um pequeno aumento de 0,5%. Já a projeção é que a área em produção de café seja de 10,1 mil hectares (45 hectares para o cultivo de café arábica e o restante para o café conilon), o que representa incremento de 9,3% em comparação à temporada passada. De acordo com a companhia , tal crescimento se deve “às lavouras implantadas nos últimos anos e que agora iniciarão seu período produtivo.

Para a área em formação, a expectativa é que sejam destinados 2,6 mil hectares, 5,9% a menos do que o valor verificado na safra anterior. Esta previsão de redução, conforme a companhia, “é decorrente de fatores como: a produção insuficiente de mudas ao longo do ano de 2018 ficando abaixo da demanda requisitada e a passagem de áreas anteriormente em fase de formação para produção”.

Em 2018, Mato Grosso produziu 104 mil sacas de café em 9,3 mil hectares.

Notícias Relacionadas