NOTÍCIAS

México teve menor colheita de café da história em 2016

por CaféPoint:

O presidente da Associação Nacional da Indústria de Café (Anacafé) do México, Felix Martinez Cabrera, informou que, no ano passado, o país registrou a menor colheita na história, afetando a cidade de Puebla. Isso era esperado em 2013, quando o café encontrou-se em uma situação difícil por conta da praga da ferrugem.

Neste ano, a colheita teve uma melhora de 20% em relação ao que era há dois anos, informou Cabrera ao anunciar a Cumbre Latinoamericana del Café, que será realizada na cidade de Puebla, entre 3 e 5 de agosto.

O presidente ressaltou que a ferrugem atacou cinco estados. No entanto, esclareceu que a praga pode ser controlada e extinta, como aconteceu na Costa Rica.

Neste sentido, o chefe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sustentabilidade e Gestão Territorial, Rodrigo Riestra Piña, disse que há ferrugem em 12% das terras onde se cultiva café.

Segundo Piña, o grão é cultivado por 56 mil famílias e em grande parte pelos povos indígenas que vivem nas três serras que a entidade tem. Ele disse que existem 24 empresas produtoras na Sierra Norte, 12 na Sierra Nororiental e 5 na Sierra Negra.

Com isso, ele destacou que Puebla é o terceiro maior produtor de café no México, em 73 milhões de hectares de 56 municípios cultivando o produto.

As informações são do http://www.lajornadadeoriente.com.mx / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas