NOTÍCIAS

Ministério da Agricultura divulga Informe Estatístico do Café do mês de janeiro

 por Embrapa Café:

O Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, disponibiliza o Informe no seu Observatório do Café

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, por meio da Secretaria de Produção e Agroenergia – SPAE, acaba de divulgar o Informe Estatístico do Café do mês de janeiro de 2015. Os indicadores de desempenho da edição deste mês mostram primeiro levantamento da safra 2015, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, com previsão de 45,3 milhões de sacas e produtividade de 23,4 sacas por hectare. O informativo mostra, ainda, dados da cafeicultura sobre exportação, importação, consumo interno e mundial de café, cotação mensal dos preços de cafés, entre outros. O café permanece como o quinto produto mais exportado do agronegócio brasileiro, atrás do complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro e produtos florestais. Os principais países importadores do café brasileiro são Alemanha, EUA, Itália, Bélgica e Japão. Para acesso à publicação, clique aqui.

Observatório do Café – O Observatório do Café, no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e possíveis trajetórias do processo de inovação e suas implicações para a competitividade do agronegócio cafeeiro para subsidiar políticas públicas e a tomada de decisão pelos diversos protagonistas do setor.

Para o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, a cafeicultura, por ser um setor bastante dinâmico e competitivo, requer que todos os agentes do agronegócio café acompanhem, em tempo real, as informações pertinentes ao setor, assim como as análises das tendências, oportunidades e ameaças. “Nesse sentido, o Observatório do Café é um instrumento dedicado a produzir e transferir conhecimentos em apoio à formulação de estratégias de pesquisa e inovação”, conclui.

Os interessados podem ter acesso aos seguintes documentos e análises: Informe Estatístico do Café; Valor Bruto da Produção; Relatório Internacional de Tendências do Café; Rede Social do Café; Clipping do Café do Consórcio; SAC – Consórcio Pesquisa Café; Acompanhamento da Safra Brasileira; Relatório Final de Levantamento de Estoques Privados de Café; Balanço Semanal do Café; Evolução do Consumo Interno; Tendências de Consumo de Café no Brasil; Relatório sobre Mercado de Café, entre outros.

Notícias Relacionadas