Cecafé contribui com apresentação da sustentabilidade da cafeicultura brasileira, que está alinhada com as tendências do comércio internacional em relação a ESG e redução dos GEE

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, hoje, de reunião de alinhamento com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e demais entidades do agronegócio brasileiro para auxiliar o governo federal na preparação do posicionamento para a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26).

Para Marcos Matos, diretor geral do Cecafé, é importante essa postura governamental de ouvir o setor privado e criar sinergia para estruturar uma posição consensual. “Esse trabalho conjunto permitirá que seja estruturada uma apresentação de Brasil que vá ao encontro dos anseios de nossos parceiros internacionais, permitindo que as portas fiquem abertas aos produtos nacionais”, comenta.

De acordo com ele, o Cecafé vem contribuindo com apresentações referentes a todo o processo de sustentabilidade da cafeicultura brasileira, que está alinhado com as agendas internacionais de países como Estados Unidos, China, além da União Europeia.

“Expomos a iniciativa da atividade cafeeira para servir de case ao desenvolvimento da agricultura mundial, com base em inovação e pesquisa. Merecem destaque nosso ‘Projeto Carbono’, em desenvolvimento, que visa mensurar o balanço líquido das emissões de gases de efeito estufa, com foco na economia de baixo carbono, e as ações da ‘Agenda ESG’ do Cecafé, as quais estão completamente alinhadas às tendências do comércio global, que se consolidam paulatinamente com programas e políticas europeus, dos EUA e da China com foco na redução das emissões de GEE”, conclui.