NOTÍCIAS

Molhação de cafeeiros no pós-plantio exige cuidados

por José Braz Matiello e Iran B. Ferreira – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e Marcio L. Carvalho, Fdas Reunidas L e S:

Nestes dois últimos anos está difícil plantar café, pois as chuvas estão escassas, exatamente na época em que se efetua os plantios, de novembro a março. Períodos de veranico e de estresse hídrico têm levado à morte das plantas, exigindo replantios custosos e que levam à desuniformidade da lavoura.

Como a falta de chuvas tem ocorrido em janeiro e fevereiro, os plantios mais cedo, em novembro e dezembro, acabam pegando período de altas temperaturas e de falta de umidade, com plantas ainda muito sensíveis. Em plantios mais tarde, em março, embora apresentando maior sucesso nesses últimos anos, existe o risco de ocorrer pouca chuva, em seguida, devido já ao final do período normal mais chuvoso.

Uma das maneiras de evitar perdas nos plantios é através da molhação das mudas no pós-plantio, sempre que necessário. Para isso é preciso adotar alguns cuidados.

Primeiro, antes de plantar, é preciso contar com mudas bem aclimatadas e com aplicação hormonal, através do uso de Triadimenol um mês antes do plantio (1,5 ml de Premier Plus a cada 100 mudas, em rega) para ‘’amadurecer’’ a folhagem e aumentar a quantidade de raízes finas da muda.

Segundo, também antes de plantar, é necessário planejar e contar com sistema adequado de molhação, se possível colocando um suprimento de água junto à lavoura, em canos e mangueiras (o ideal) ou tanques para transporte da água.

Terceiro, novamente, antes do plantio, preparar bem o sulco/cova, deixando uma depressão no sulco, mais funda, ou na cova, não enchendo-a totalmente, assim deixando um lugar para depositar a água de molhação.

No pós-plantio, sempre que as mudas começarem a murchar (murcha permanente), iniciar rapidamente a molhação, sendo suficientes cerca de 2 litros de água por muda. Não se deve esperar que a muda inicie a secagem de suas folhas, pois, nessa condição, sua recuperação é mais difícil, já que o torrão da muda, muito seco e duro, é difícil de ser molhado.

Dar preferência para a molhação com bomba jogando a água, encanamento de distribuição e terminal de mangueiras, para molhação bem feita, podendo as mangueiras terminar em tubos furados, para distribuir água lentamente junto ao sulco/linha de plantio. No caso de não ter sido deixada uma depressão no sulco/cova, deve-se fazê-la com enxada, de forma que a água aplicada fique contida junto à muda, ao contrário vai escorrer sem infiltrar. Na molhação com tanque deve-se usar mangueiras levando 4 linhas, com 4 trabalhadores operando, por vez. Na terminal da mangueira colocar uma espécie de chuveiro ou lepa caipira, para espalhar melhor a água.

Uma forma de evitar escorrimento da água é usar o cano terminal aprofundado no solo solto, assim molhando de baixo pra cima, lá junto do torrão da muda.

Fica aqui um último conselho: Como em outras coisas, no plantio do café é melhor prevenir do que remediar. Replantar custa caro e prejudica a formação uniforme da lavoura. Portanto, investir um pouco na molhação, sempre que necessária, compensa bastante.

Notícias Relacionadas