NOTÍCIAS

Morre Robério Silva, diretor da Organização Internacional do Café

por Revista Globo Rural:

A família do saudoso amigo Robério Oliveira Silva, comunica que a Missa de 7º Dia será realizada na próxima sexta-feira, 6 de janeiro, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, na rua Iraí, nº 429, bairro Luxemburgo, em Belo Horizonte (MG).

O diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério Silva, faleceu na última sexta-feira (30/12), aos 53 anos. Economista, natural de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Silva teria sofrido um infarto fulminante.  Ele foi velado no Cemitério Bosque da Esperança no sábado em Belo Horizonte.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) manifestou pesar pelo falecimento do executivo. Em nota, o presidente da Abic, Ricardo Sousa Silveira, destacou a brilhante trajetória do economista e que ele deixa “exemplo de perseverança e dedicação ao agronegócio café do Brasil e do mundo.”

Atuação

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Robério Silva acumulava mais de 30 anos de experiência na atividade cafeeira, tendo passagem tanto pelo setor público como privado. Foi diretor do departamento de Café no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, secretário de produtos de base no extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outros cargos.

Em novembro de 2011, assumiu o cargo de diretor-executivo na OIC, sendo o primeiro brasileiro a ocupar um posto de liderança na entidade. Criada em 1963, a OIC reúne representantes de toda a cadeira produtiva do café, congregando governos de países produtores, exportadores e importadores do grão. Seus membros representam 94% da produção mundial e 75% do consumo global.

Notícias Relacionadas