NOTÍCIAS

Na Colômbia, Frente Parlamentar volta a cobrar política cafeeira

por CaféPoint:

Na última quarta-feira (12), a Frente Parlamentar do Café no Congresso Nacional voltou a cobrar respostas para as demandas apresentadas pela cafeicultura. De acordo com o deputado federal Carlos Melles (DEM/MG), os produtores estão produzindo sem o apoio de uma política mínima que possa recuperar o setor e oferecer sustentação de preços.

Durante o Fórum Mundial de Produtores de Café, que ocorreu em Medellin, na Colômbia, dos dias 10 a 12 de junho, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, recebeu mensagens, via redes sociais do evento, do deputado federal Carlos Melles, que, entre outras questões, gostaria de saber sobre a renda do produtor, o crédito de custeio e comercialização, o Preço Mínimo de Garantia, o estoque regular, os recursos do Funcafé, entre outras.

“Queremos ajudar, não é contra ninguém, mas é favor do produtor e do café o que estamos colocando em pauta”, disse Melles.

Sobre a apresentação do Conselho Nacional do Café no Fórum, a cargo do presidente da entidade, o ex-deputado Silas Brasileiro, produtores avaliaram como “desconectada da realidade da cafeicultura brasileira”.  Segundo Melles, o produtor nunca quis e nunca teve benesses, mas sim condições reais para produzir e continuar na atividade, ou seja, “instrumentos efetivos que assegurem segurança e que saiam na hora e no volume certo”.

O deputado lembrou, ainda, que o setor cafeeiro vem lutando há tempos contra o que chamou de “descaso” do governo federal para com o café. “Já fizemos o SOS Café, seguidas audiências públicas, já manifestamos ordeiramente em diversos fóruns, e o mais importante, já apresentamos propostas efetivas e viáveis para o setor, como por exemplo, o Pacto em Favor do Café, e não tivemos qualquer retorno consistente, só improvisos”, pontuou.

No dia 26 de agosto, as Comissões de Agricultura, Finanças e Tributação, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio promoverão, em Brasília, uma Audiência Pública denominada “Cenários da política brasileira para o café”, afim de discutir as causas e efeitos da crise do setor cafeeiro nacional. O requerimento é de autoria dos deputados Carlos Melles, Nilson Leitão (PSDB/MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; e do deputado Domingos Sávio (PSDB/MG), que preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Notícias Relacionadas