NOTÍCIAS

Na Nicarágua, híbridos alcançam boa pontuação no Cup of Excellence

por EQUIPE CAFÉPOINT:

O Cup of Excellence de 2018, na Nicarágua, premiou 35 cafés com pontuação igual ou acima de 86,66. Dos 214 produtores que enviaram seus lotes, 40 cafés foram submetidos a um júri formado por profissionais da Rússia, Bulgária, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, México, Coreia do Sul e Japão.

A competição também teve uma grande porcentagem de vencedores da região de Matagalpa, onde a competição foi realizada de 10 a 13 de abril. Outras regiões vencedoras foram Nueva Segovia, Jinotega e Madriz.

O lote campeão foi da fazenda de Luis Alberto Balladares Moncada, de Nueva Segovia. O café, um Natural Pacamara processado natural, marcou 91,80 pontos. “A competição no café estimula a qualidade e o serviço”, disse o produtor.

Em uma performance repetida, o segundo colocado do ano passado, Gonzalo Adán Castillo Moreno, ficou em segundo lugar novamente com sua variedade híbrida Centroamericano. O café processado com mel de Castillo teve uma impressionante marca de 90,42 e ganhou as manchetes no ano passado com o projeto conjunto com a World Coffee Research e o programa híbrido da Exportadora Atlantic. Este ano, havia quatro cafés no Top 11 que eram híbridos derivados do programa.

O Juiz Principal, Scott Conary, descreveu a experiência global. “Uma mistura de varietal e processo que levou a experiências deliciosas e cafés maravilhosamente equilibrados. Acidez brilhante e doce, que é cristalina e duradoura, compartilha a mesa com cafés cremosos e frutados com boa profundidade. A variedade mostra exemplos espetaculares de cafés tradicionais da Nicarágua e também alguns perfis notáveis diferentes que certamente agradarão”, disse.

“Estes são os tipos de cafés que me entusiasmam em compartilhar com os juízes”, acrescentou Conary. O leilão on-line da Cup of Excellence da Nicarágua será realizado no dia 5 de junho.

As informações são do http://gcrmag.com / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas