NOTÍCIAS

No Vietnã, produção de café deve chegar a 26 milhões de sacas

por CaféPoint:

As chuvas que caíram no Vietnã durante o período de colheita resultaram em perdas na produção do café robusta. Para a safra 2017/2018 a expectativa, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é de que haja uma queda de 2,6% no rendimento das lavouras, totalizando 26 milhões de sacas de 60 quilos neste ciclo.

O Departamento estima que o país consiga se recuperar, em virtude do clima favorável e da melhora na cotação internacional do grão, que estimulou o investimento dos cafeicultores, chegando a 28,6 milhões de sacas de café, volume 10% maior ante o período anterior. “As chuvas que começaram entre janeiro e março contribuíram para que os cafezais tivessem uma floração precoce”, informou o relatório.

(+Safra brasileira de café deve recuar 7%, estima USDA)

Segundo o órgão, apesar dos produtores vietnamitas terem trocado o cultivo de café por outras culturas mais rentáveis, como pimenta preta, abacate e maracujá nos últimos três anos, reduzindo a área de plantação do grão, o cenário está se modificando, uma vez que os preços da pimenta preta, por exemplo, começaram a cair.

A exportação de café do Vietnã em 2016/2017, incluindo grãos verdes, torrado e moído e solúvel, foi revisada pelo USDA de 26,05 milhões de sacas para 26,55 milhões de sacas, com expectativa de aumento do embarque de grãos verdes.

Notícias Relacionadas