NOTÍCIAS
Nova campanha de marketing da ABIC foca nas certificações de café
por ABIC:
Com o tema “Café Certificado sempre vai bem”, campanha é dirigida ao público feminino da faixa dos 25 aos 45 anos e aos jovens, de 18 a 24 anos, que são os futuros consumidores
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) dá início nesta quarta-feira, 24 de maio (Dia Nacional do Café), à sua nova campanha de marketing que este ano centrará na divulgação das certificações e selos de qualidade e associará o consumo de café a uma vida saudável. Criada pela agência Z+Rio, a campanha ganhou mais tempo de duração – de maio a novembro – coincidindo com o período de maior consumo de café, e vai explorar, sobretudo, as mídias sociais e os principais portais da internet.
Com uma comunicação divertida, bem humorada e dinâmica, a ABIC quer também promover o café como uma bebida que agrega, dá pique e energia, que pode ser consumida em diversos momentos e que ainda é benéfica para a saúde. A campanha está orçada em R$ 2.150.000,00 e será totalmente custeada pela entidade e empresas associadas. Serão trabalhados dois públicos: as donas de casa da classe C, na faixa dos 25 aos 45 anos, e os jovens, das classes AB, de 18 a 24 anos. Da verba total, 70% serão destinados às ações junto ao público feminino, e 30% para os jovens.
A principal mensagem que se pretende transmitir para as mulheres, que têm grande poder de decisão de compra, é que “Café com qualidade é café certificado”. O objetivo é promover os Selos da ABIC que atestam os produtos puros e de qualidade e que dão garantia de segurança alimentar. Para os jovens, que na faixa dos 18 aos 24 anos são atraídos, sobretudo, pelas cafeterias, a mensagem será divulgar o café como uma bebida natural, saudável, que acompanha o seu ritmo de vida, ressaltando os benefícios para a saúde.
Aceita um café?
Esse é o quarto ano consecutivo que a entidade investe em campanha de marketing, mantendo um perfil de comunicação que se interliga e se soma um ao outro, fortalecendo a marca ABIC e a categoria café como um todo. Em 2014, o mote foi “Tudo que é puro é melhor”. Em 2015, “Bota mais café no seu dia!”. No ano passado, o tema centrou em “Certificação, Pureza e Qualidade”.
Para este ano, as peças (filme, filmetes, banners, etc.) terão como assinatura a frase “Café Certificado sempre vai bem”, seguida da explicação: “Quando for comprar café, procure pelo Selo ABIC. Porque pureza você exige. Aroma e sabor você escolhe”.
Como base da campanha, a agência elegeu uma única palavra, a que mais se utiliza no dia a dia e que traduz um costume social ou mesmo uma tradição: Café? Essa é a palavra que as pessoas dizem ao fazer um convite prazeroso, seja para oferecer a bebida numa pausa no trabalho ou nos estudos, após a refeição, ao receber uma visita ou mesmo ao encontrar um amigo.
A ideia é que a pergunta-convite “Café?” acabe se transformando em um bordão. Nesse sentido, a Z+Rio criou um filme de 30’’ com uma série de cenas que mostram as pessoas tomando café em restaurante, na academia ou no meio de uma reunião, sempre perguntado Café?. O vídeo também traz cenas de muito humor, como um boneco de desenho animado pedindo café, uma cabra berrando ‘caféééé’ e uma mão de zumbi surgindo da água, numa engraçada metáfora quando a pessoa tem que despertar.
As ações estabelecidas no plano de mídia serão feitas na Internet, que atinge 78% do público feminino e 99% dos jovens, principalmente nas redes sociais mais usadas pelos brasileiros (Facebook e Instagram), para impactar os jovens e mulheres, garantindo grande cobertura e alta frequência. Estas redes permitem também grande interação com o público, que pode comentar e compartilhar, multiplicando a informação.
Também estão previstos banners em portais que tratam de saúde e bem-estar, alimentação e bebida, para que os usuários conheçam a ABIC e se interessem mais pelo assunto. No Google, quando as pessoas buscarem por palavras referentes ao café, surgirão os anúncios da ABIC, levando os usuários ao site da entidade para se informarem sobre o assunto. Haverá também filmetes no Youtube.
A mídia digital exige atualização constante das postagens e diversidade das peças, para que atraiam os usuários com bom humor e informação. Assim, por exemplo, foram elaborados ‘post gif’ que trazem dicas como: Café certificado vai bem com… pão de queijo. Também surgirão ‘gifs’ com broa de milho, pão com manteiga, bolinho de chuva, queijo quente. Ou, simplesmente: Café certificado vai bem… não importa com quem!
Notícias Relacionadas
01 de Agosto de 2024
Café fecha 4ª-feira (31) em queda, mas termina julho no positivo
por Notícias Agrícolas: Postado em 01/08/2024 No acumulado do mês, arábica teve alta de 2,6% no dez/24 e robusta de 6,63% no jan
19 de Junho de 2024
Arábica opera na casa dos R$ 1.300/sc desde o início do mês
Os preços do café arábica seguem praticamente estáveis, na casa dos R$ 1.300/saca de 60 kg desde o início deste mês. Segundo pesquisad...
13 de Maio de 2024
Entenda possíveis consequências do La Niña sobre o mercado internacional...
Publicado por Notícias Agrícolas Postado em 13/05/24 A atualização do Centro de Previsão Climática dos EUA indica uma transiç
10 de Abril de 2024
Com novos recordes, robusta ultrapassa os R$ 1.000/sc de 60 kg
Publicado por Notícias Agrícolas Postado em 10/04/24 Na casa dos R$ 1.000/saca de 60 kg desde o último dia 3, o preço do café robus
28 de Março de 2024
Café: Nova York e Londres realizam lucros nesta 5ªfeira
Publicado por Notícias Agrícolas Postado em 28/03/24 O mercado futuro do café arábica abriu as negociações desta quinta-feira (28)
19 de Março de 2024
Café: Nova York e Londres voltam a recuar, mas monitoram preocupação com...
Postado por Notícias Agrícolas Publicado em 19/03/24 O mercado futuro do café arábica iniciou as negociações desta terça-feira (1
18 de Março de 2024
Café inicia semana com suporte nas preocupações da Ásia e avança em NY...
Publicado por Notícias Agrícolas Postado em 18/03/24 O mercado futuro do café arábica abriu as negociações desta segunda-feira
13 de Março de 2024
Café avança nesta 3ª feira em NY e Londres em meio temores com escassez...
Publicado por Noticiais Agrícolas Postado em 13/03/24 As cotações futuras do café encerraram esta terça-feira (12) com alta moderad
12 de Março de 2024
Café opera com altas próximas de 1% nesta 3ª feira nas bolsas de NY e Lo...
Publicado por Notícias Agrícolas Postado em 12/03/24 As cotações futuras do café operam com alta moderada nas bolsas de Nova York e
12 de Março de 2024
Café: NY e Londres recuam nesta 2ª acompanhando melhora do clima no BR
Publicado por Notícias Agrícolas Postado em 12/03/24 As cotações futuras do café encerraram a sessão desta segunda-feira (11) com