NOTÍCIAS

Nova frente fria sobe pelo Sul do País; centro-oeste continua com tempo muito seco

 por Climatempo:

A instabilidade de uma frente fria avança sobre novas áreas da Região Sul nesta segunda-feira. Ainda chove na Região e a temperatura entra em declínio nos três estados.

Uma nova massa de ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e, nesta segunda-feira, 15 de julho, vai atuar com força sobre o Sul do Brasil, chegando ao Sudeste. A temperatura tem acentuado declínio em todos os estados e a sensação de frio é grande o dia todo.

Na terça-feira, 16, volta a gear de forma quase generalizada no Rio Grande do Sul e no interior de Santa Catarina.

Já no Sudeste, as cidades que fazem divisa com Paraná e a região de Presidente Prudente vão ter sol, mas a previsão indica o retorno da chuva entre a tarde e a noite da segunda-feira(15).

No interior paulista poucas cidades vão receber chuva nesta semana, mas a previsão também indica uma diminuição na temperatura.

Ao longo desta segunda-feira o sol ainda vai predominar no estado, mas as nuvens vão aumentando no decorrer do dia e podem ocorrer rajadas moderadas de vento, em torno dos 50 km/h.

No Vale do Paraíba a previsão é de muitas nuvens o dia todo, com chuva em alguns momentos. Já na Grande SP e na Baixada Santista, a chuva só deve chegar à noite.

Na terça-feira são previstas as mudanças mais significativas no tempo. Não há nenhum alerta de tempo severo, mas o tempo fica instável no litoral e na Grande SP e chove em vários momentos do dia. A chuva vem com fraca a moderada intensidade.

Outra mudança que a população paulistana vai sentir na terça-feira é em relação a temperatura. Vai esfriar e a sensação volta a ser de frio o dia todo. Na quarta-feira a temperatura deve cair ainda mais, por causa da massa de ar polar. Estes dois dias prometem ser gelados na capital, mas sem expectativa para novos recordes.

Tendência para segunda é de tempo seco no Centro Oeste

O Centro-Oeste segue com grande amplitude térmica. Toda a região amanhece com temperaturas baixas, mas o ar esquenta rapidamente, a temperatura sobe muito à tarde e faz calor. Mas à noite volta a esfriar.

A instabilidade de uma frente fria vai atingir parte do Mato Grosso do Sul. Para o sul e para o oeste do estado, incluindo Ponta Porã, a previsão é de muitas nuvens, períodos com sol e chuva a qualquer hora, que pode ser forte. Há risco de raios. A região de Campo Grande terá sol pela manhã e chuva à tarde e à noite. Na região de Corumbá, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, mas não chove.

Em todas as outras áreas da Região Centro-Oeste o ar seco vai continuar predominando. O dia é de com forte  e não chove.

As capitais do Centro-Oeste ficaram entre as 10 mais secas do país. Às 15 horas, o INMET registrou 24% de umidade relativa em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, que foi a mais seca do Brasil. Goiânia (GO) registrou 25%, Brasília (DF), 26% e em Cuiabá (MT), a umidade relativa às 15 horas foi de 33%.

No sábado, 13 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 13% em Monte Alegre de Goiás (GO), 18% em Paranaíba (MS), 19% em Porto Estrela (MT) e 20% em Gama (DF).

Com o ar seco, a umidade relativa do ar vai chegar a níveis muito baixos nas horas mais quentes do dia, ficando entre 20% a 30% na maioria das áreas dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal e de Mato Grosso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para saúde humana é da umidade no ar ficar acima dos 60%.

Chuva diminuiu entre Bahia e Sergipe

A chuva voltou a diminuir no leste e no nordeste da Bahia neste domingo (14). Apesar de ainda haver nebulosidade, não houve registro de chuva até o fim desta manhã.

BA

O começo  dessa semana será marcado por sol e tempo aberto na maior parte da Bahia. Nesta segunda-feira (15) ainda pode chover de forma rápida na região do Recôncavo Baiano, inclusive na capital. Na terça-feira (16) não há previsão de chuva para nenhuma região.

Na semana passada, a influência de uma frente fria gerou uma circulação de ventos que provocou chuva volumosa no leste e no nordeste da Bahia. A chuva provocou o rompimento de uma barragem na cidade de Pedro Alexandre, perto da divisa com Sergipe, na última quinta-feira (11).

Por enquanto as notícias são boas para a região, já que o tempo deve ficar aberto nos próximos dias. No entanto, no final dessa semana, uma nova frente fria volta a deixar o tempo carregado entre o leste da Bahia e Sergipe, com risco de chuva moderada a forte entre a quinta e a sexta-feira, inclusive em Salvador, em Aracaju e na região de Pedro Alexandre.

Fique atento à previsão da Climatempo no decorrer da semana.

Fonte: Climatempo

Notícias Relacionadas