NOTÍCIAS

Nova publicação da Epamig traz informações sobre nematoides do cafeeiro e orientações para o monitoramento

Por Epamig:

Postado em: 07/01/22

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança nova edição do Boletim Técnico, que aborda o tema Nematoides parasitas do cafeeiro: aspectos gerais e controle. A publicação, que custa R$ 8 (mais despesas de envio), já pode ser adquirida na Livraria Epamig.

A cafeicultura tem peso relevante para o estado de Minas Gerais, tanto no aspecto social quanto no econômico. O café é o principal produto do agronegócio mineiro e, segundo dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), movimentou, em 2020, US$ 3,83 bilhões em receita cambial.

A produção de café depende do crescimento bem-sucedido das plantas. Dentre os fatores limitantes ao processo, destacam-se os fitonematoides, microrganismos de solo capazes de parasitar o sistema radicular da planta durante praticamente todo o ciclo da cultura. A infestação dos nematoides é muitas vezes ignorada pelos cafeicultores, fato que coloca em risco a atividade. Por isso, é importante conhecer a problemática acerca da infestação nas áreas cafeeiras para evitar maiores prejuízos.

Este Boletim Técnico visa difundir o conhecimento no tema, a fim de orientar os produtores sobre a necessidade do monitoramento desta praga. Reúne informações sobre danos causados, disseminação dos nematoides, procedimentos para coleta de amostras, ações preventivas e de manejo e controle da doença na lavoura cafeeira, entre outras, contribuindo para a sustentabilidade e manutenção da qualidade e produtividade dos cafeeiros nas áreas infestadas.

Boletim Técnico

O Boletim Técnico é uma publicação seriada e não-periódica que tem como finalidade a veiculação de tecnologias sobre culturas ou atividades agropecuárias, com enfoque direto no produtor rural. Apresenta linguagem simples e formato adequado para identificação e aplicação das orientações técnicas.

Mais informações:

Epamig – Departamento de Informação Tecnológica

Livraria Epamig: www.livrariaepamig.com.br

 

 

Notícias Relacionadas