NOTÍCIAS

Nova roda de sabores do café, que guia o degustador entre aroma e paladar, é lançada

por CaféPoint:

Criada há mais de 20 anos, a roda de sabores do café recebe releitura, ganha 110 descrições e foi lançada oficialmente nesta terça-feira (19/1). A primeira versão foi desenvolvida nos anos de 1990 pelo especialista norte-americano Ted Lingle, na época diretor-executivo da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA). A cientista Ann Noble, da Universidade da Califórnia, Davis, criara a roda de sabores de vinhos, que servira de inspiração e de ferramenta importante para o desenvolvimento dos parâmetros de avaliação do café.

sabores

Em 1985 Ted já havia lançado o livro Coffee Cuppers’ Handbook e, dez anos depois, em 1995, o Coffee Brewing Handbook, que também foram peças imprescindíveis para o desenvolvimento de referências para o mercado.

Em post publicado nesta terça-feira (19/1), o atual diretor-executivo da SCAA, Ric Rhinehart, relembra da importância da roda de sabores para o mercado de cafés especiais: “A roda deu origem a uma abordagem replicável, significativa e útil na avaliação da qualidade do café. Ela efetivamente conectou o café de qualidade ao preço pago por ele e pavimentou o caminho para milhões de produtores, torrefadores e empresários se beneficiarem economicamente da produção à entrega do café especial.”

Ric também cita que, de vinte anos para cá, muitos novos conhecimentos foram desenvolvidos e que a nova roda de sabores é um trabalho em conjunto de muitos pesquisadores e especialistas da indústria do café, como a World Coffee Research, encabeçada por Edgar Chambers, da Kansas State University, também a Texas A&M e a própria Universidade da Califórnia, em Davis.

Segundo a publicação de hoje da SCAA no seu Chronicle o trabalho não termina aqui: A SCAA reconhece que outros recursos que oferecemos vão exigir atualizações com o lançamento da nova roda sabor e que o trabalho começa agora. Este será um processo contínuo, com adições para a roda e atualização de atributos. Todos os léxicos são documentos vivos e este trabalho não para com o lançamento da roda. Na verdade, a roda é projetada de tal forma a permitir alterações de novas informações.

O novo trabalho foi apresentado há cinco dias pelos especialistas Emma Sage e Molly Spencer para um grupo restrito de alunos do curso Sensory Summit, organizado pela Roasters Guild e SCAA e a imagem da nova roda foi apresentada hoje no site da associação.

Segundo Ric: “será ferramenta fácil de usar para avaliar e categorizar os sabores do café e parte integrante dos materiais educacionais da SCAA a partir de agora”.

Notícias Relacionadas