NOTÍCIAS

O café é um pilar do desenvolvimento rural, disse Bill Clinton

por CaféPoint:

O café é um pilar do desenvolvimento rural, disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, no Primeiro Fórum Global de Produtores de Café. Clinton, cujo excelente trabalho no combate à pobreza e promoção do desenvolvimento econômico e social se estende a vários continentes, especialmente em áreas rurais, participou do painel “Sustentabilidade Econômica e Desenvolvimento Rural para promover a Estabilidade Global e Democracia”, junto com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Clinton destacou que quando uma cidade, como no caso de Medellín, ou um país, como a Colômbia, entra em uma fase pós-conflito, isso é o detonador de desenvolvimento. “É melhor somar que subtrair, multiplicar, dividir”, disse ele. O ex-presidente sugeriu que os cafeicultores complementem sua renda com outros produtos ou atividades agrícolas. E em países tão ricos em biodiversidade como Colômbia e Brasil, isto pode ser conseguido com o ecoturismo em regiões produtoras de café.

“Precisamos ver o café como um pilar de uma sociedade mais estável”, insistiu, observando que um produto como o café é também um muro de contenção a atividades ilícitas, tais como o tráfico de drogas. Clinton destacou a necessidade de que todos os membros da cadeia do café tornem-se corresponsáveis para torná-lo sustentável como um todo, uma abordagem reiterada no Fórum.

Para avançar da melhor maneira em termos de sustentabilidade no café, o ex-presidente propôs estabelecer uma meta grande e, em seguida, dividi-la em metas menores e realizáveis. O presidente da Colômbia, por sua vez, observou que a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) tem sido muito inteligente, não só para buscar um preço melhor para o produtor, mas também em levar o desenvolvimento social através da construção de obras de infraestrutura como estradas, eletricidade, escolas ou hospitais.

“Por isso, o bem-estar nas zonas cafeeiras é muito maior do que no resto das áreas rurais”, admitiu Santos.

Mais cedo, a sessão inaugural do Fórum foi marcada por um pedido de líderes de países produtores de café para somar esforços para a produção sustentável de café, motor de desenvolvimento e bem-estar social, especialmente em áreas rurais.

As informações são do https://www.federaciondecafeteros.org/ Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas