NOTÍCIAS
O nome dessa greve é Whatsapp”, diz representante de cooperativas
por Folha de São Paulo:
O produtor de café e presidente da associação de cooperativa OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes, disse nesta quarta-feira (25) que o fim da greve dos caminhoneiros depende de medidas do governo para atender os pleitos do movimento, mas que não há um representante a quem o governo possa se dirigir e negociar diretamente.
“Esse negócio nasceu quase que espontâneo. Não é comandado por um líder. O nome da greve é Whatsapp”, disse. “O caminhoneiro de Roraima fala com o do Rio Grande do Sul, que fala com o do Rio Grande do Norte. É um processo que você não está acostumado a dominar.”
Segundo ele, para impedir a expansão da greve é preciso sinalizar que o governo vai atender os principais pleitos e assim tirar a tensão que existe atualmente sobre eles.
“Os caminhoneiros não têm dinheiro para pagar suas prestações. Subiu o diesel, subiu o IPVA [imposto do veículo], subiu o pneu. É o que eles falam. Que eles não conseguem sobreviver e é uma posição legítima”, disse.
A ajuda do governo para o financiamento dos caminhões, que criou mais oferta, acabou também por reduzir o preço do frete, o que foi prejudicial para a categoria.
“Eles estão vivendo um momento difícil no mercado. Não é só mexer só na tributação. É um conjunto de medidas. Não é simples. Digo isso estando nas duas pontas: na das cooperativas de produtores agropecuários, que é contratante de frete, e na das cooperativas de caminhoneiros.”
Lopes, que participou da reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, disse que alguns presidentes de sindicatos e de associações de caminhoneiros estiveram presentes também, mas que ninguém deu garantia de que seria capaz de desarmar a greve.
“Não foram eles que criaram. Eles podem só podem usar sua força para comunicar o processo que estiver em andamento”, concluiu.
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)