NOTÍCIAS

“O solo é o grande patrimônio do produtor rural” assegura o Presidente da CNA

por CNA:

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, defendeu a adoção de políticas voltadas para intensificar o uso racional do solo, para garantir uma produção de alimentos sustentável e conservar a fertilidade da terra e os recursos naturais. A afirmação foi feita na cerimônia de abertura da Conferência Governança do Solo, realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que ocorreu no último dia 25, em Brasília (DF), no Teatro OI Brasília-Royal Tulip.

“O solo é o grande patrimônio do produtor rural, e ele tem consciência disso. Precisamos buscar o equilíbrio entre o uso intensivo e sustentável em busca da segurança alimentar, da conservação do meio ambiente e da fixação do produtor rural no campo”, disse. Ele destacou que o país utiliza apenas 27,7% do território nacional com produção de alimentos, silvicultura e biocombustíveis.

Entretanto, alertou João Martins, o melhor uso do solo ainda é um desafio e é preciso mobilizar a sociedade para esta questão. Uma das alternativas, segundo ele, é intensificar a produtividade para evitar a abertura de novas áreas e o uso desordenado da terra, impedindo, assim, “sua desestruturação física e a perda de fertilidade”.

Para orientar o uso do solo de maneia mais eficaz na cafeicultura, o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, André Guarçoni Martins, ministrará o curso on-line “Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal”. Saiba mais aqui sobre as aulas do engenheiro agrônomo com especialização, mestrado e doutorado, em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, que tem início no dia 20 de maio.

Por sua vez, a ministra do Meio ambiente, Izabella Teixeira, destacou a parceria com o setor agropecuário em busca da produção sustentável, e elogiou o Programa Nacional de Proteção das Nascentes, lançado no último domingo pela CNA, que visa proteger mil nascentes em todo o país.

A Conferência Governança do Solo reúne especialistas na questão, representantes do governo, instituições de pesquisa, setor produtivo e universidades, entre outros segmentos, para discutir, por três dias, os desafios e alternativas para o uso racional do solo.

Participaram da cerimônia de abertura: o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes; o diretor do Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade (IASS), Klaus Toffer; o representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Alan Bojanic; e o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha.

Notícias Relacionadas