NOTÍCIAS

ONU vê cooperativas como essenciais para o desenvolvimento sustentável

por Assimp Sistema OCB/ES

O Dia Internacional das Cooperativas foi comemorado pela ONU no último sábado, 4 de julho. Num comunicado, o secretário-geral destacou que as cooperativas têm um “papel inestimável” para o alcance das metas do desenvolvimento sustentável. Neste ano, o tema do dia foi “Escolha Cooperativas, Escolha Igualdade”. Por isso, Ban Ki-moon lembrou que a “desigualdade é um obstáculo ao desenvolvimento, impedindo que as pessoas tenham acesso a bens e serviços”.

Ban acredita que o modelo de cooperativa ajuda a ultrapassar esse desafio, porque o sistema tenta manter os princípios da igualdade e da democracia participativa. O secretário-geral explica que muitas pesquisas mostram como as cooperativas ajudam a diminuir as diferenças salariais entre homens e mulheres e a promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

EMPREGO – A ONU calcula que uma entre seis pessoas no mundo é membro ou cliente de uma cooperativa. São 2,6 milhões de cooperativas que empregam 12,6 milhões de pessoas. Por isso Ban Ki-moon acredita que o potencial de contribuição para o desenvolvimento sustentável é enorme.

Outro ponto destacado pelo chefe da ONU é o forte compromisso das cooperativas em contribuir para as comunidades, já que seu modelo de negócio é baseado na inclusão e na sustentabilidade. No ano de 2008, em meio à crise financeira global, as 300 maiores cooperativas do mundo geraram um volume de negócios de mais de US$ 1 trilhão, segundo agências das Nações Unidas.

Notícias Relacionadas