NOTÍCIAS

Outono terá influência de fraca intensidade do fenômeno El Niño

por Inmet:

Além de excessos de chuvas na Região Sul, boletim do Inmet prevê aumento moderado na temperatura na parte central do país

O Outono, que começa nesta quarta-feira (20), deverá ter influência de fraca intensidade do fenômeno El Niño, como excessos de chuvas sobre a Região Sul e diminuição sobre parte do Norte e Nordeste, além de tendência de aumento moderado das temperaturas médias na parte central do país. De acordo com previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a probabilidade de ocorrência do El Niño (diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico) é de cerca de 70% no início da estação.

Região Norte

Este período na região Norte é marcado por chuvas frequentes e intensas, acarretando na subida das águas de rios e igarapés e consequente alagamento em áreas próximas a mananciais. Denominado popularmente por inverno amazônico, estende-se até meados de maio, quando a instabilidade migra para o noroeste do Brasil.

A previsão indica que as chuvas deverão permanecer de normal a acima da climatologia em grande parte da região, exceto em uma pequena porção que abrange o sul de Roraima, noroeste do Pará e nordeste do Amazonas, onde as precipitações ocorrerão ligeiramente abaixo da média. As temperaturas deverão ficar dentro da normal a ligeiramente acima da média em toda a região. Entretanto, conforme o boletim do instituto, existe a possibilidade de ocorrência dos primeiros episódios de friagem no sudoeste da Região Norte, devido à entrada de massas de ar de origem polar.

Nordeste

A previsão indica chuvas de normal a abaixo da média em grande parte da Região Nordeste, sendo que até meados de abril as chuvas devem persistir sobre a parte norte desta área. A diminuição da temperatura das águas próximas à costa pode reduzir as chances de chuvas até o fim do outono. No leste da região, normalmente, existe um aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido à evolução de Distúrbios Ondulatórios de Leste. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda região, principalmente no semiárido.

Centro-Oeste

A previsão do Inmet indica probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da normalidade a ligeiramente acima da média em grande parte da região, exceto no noroeste de Goiás, onde existe a possibilidade das chuvas serem mais fracas. A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país. As temperaturas deverão ficar acima da média em toda a região, principalmente no leste de Mato Grosso e Goiás. Não está descartada a possibilidade da ocorrência das primeiras geadas e friagens sobre o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.

Sudeste

Normalmente, existe uma redução das chuvas sobre o Sudeste à medida em que se aproxima o outono, dando início ao período seco. A previsão indica que devem permanecer áreas com chuvas dentro da faixa normal ou ligeiramente acima nos próximos três meses. E é esperado que as massas de ar frio passem com maior frequência pela região somente a partir de maio, porém a previsão é de temperaturas acima da média.

Sul

O prognóstico indica que as chuvas ficarão acima da média em toda a Região Sul, principalmente sobre a parte oeste. Existe um aquecimento da área oceânica próxima à costa da Argentina e mais acentuada no sudeste do Brasil, que favorece as condições de instabilidade atmosférica e, consequente, precipitação nesta área. Além disso, o aquecimento do Oceano Pacífico, caracterizando um El Niño de fraca intensidade, pode acentuar as temperaturas na região nos próximos meses, concordando com a previsão de temperaturas acima da média no outono. Mas essa previsão não elimina a possibilidade, segundo o boletim, de ocorrência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

Tags: Clima

Voltar

Notícias Relacionadas