NOTÍCIAS
País terá status de livre da febre aftosa ainda em 2015, diz ministra
por Estadão Conteúdo:
Previsões foram feitas em seminário em São Paulo nesta terça-feira.
Katia Abreu disse que sua pasta precisa reduzir burocracias.
A ministra Kátia Abreu afirmou que todos os Estados brasileiros devem ser reconhecidos pelo governo federal como livres da febre aftosa com vacinação ainda em 2015. No ano que vem, a ministra espera que o Brasil obtenha a mesma credencial na Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
As previsões foram feitas em palestra no Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015 e 2016, realizado pela BM&FBovespa, em São Paulo. “Falta o reconhecimento pleno apenas do Amapá, Amazonas e de Roraima”, destacou.
A ministra também se disse engajada em contribuir para que a América do Sul seja reconhecida com o mesmo nível sanitário mas, para isso, disse que é “preciso enfrentar a Venezuela”. “Vamos entrar na Venezuela com a permissão do seu governo para ajudá-los a montar um sistema de defesa agropecuária. Isso diminui o risco da doença para o Brasil”, explica.
Kátia ressaltou mais uma vez que os esforços sanitários são possíveis porque o orçamento de defesa agropecuária não foi cortado no ajuste fiscal promovido pelo governo federal. “Fomos o ministério que sofreu o menor corte da Esplanada, em torno de 7% (do seu orçamento) apenas”, afirmou.
Menos burocracia
Katia Abreu também afirmou que sua pasta precisa reduzir a burocracia interna para servir melhor o contribuinte. “Essa talvez seja a primeira vez que um ministro (da Agricultura) enfrente a sua própria organização”, disse.
Kátia ressaltou que encontrou mais de 9 mil processos abertos à espera de uma resposta do ministério quando assumiu a pasta, que foram todos atendidos até o fim de maio. “Praticamente zeramos os estoques de processos”, afirma. Como possível legado de sua gestão, a ministra diz que pretende automatizar todos os processos internos, de modo a acelerar o trabalho dos servidores públicos e atender à sociedade.
“Tínhamos processos que antes levavam até quatro anos, e já limitamos o tempo de resposta a um período que vai entre quatro e oito meses. Mas temos um número grande de processos que são respondidos em até 48 horas”, afirmou a ministra. Kátia Abreu também se disse determinada a acabar com o que chama de “pequeno poder” dentro do ministério, a exemplo de privilégios e concessões a certas pessoas e empresas.
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)