NOTÍCIAS

Para Abag, PIB do agronegócio mostra competência do setor

por Estadão Conteúdo:

“Mesmo em um novo ciclo de baixa dos preços das commodities, o setor consegue realização por competência”, diz o presidente da Associação

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, avaliou nesta sexta-feira (29) que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no 1º trimestre do ano reflete a competência do setor. “Mesmo em um novo ciclo de baixa dos preços das commodities, o setor consegue realização por competência”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a perspectiva é positiva para a agropecuária no restante de 2015. Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o setor foi o único, do ponto de vista da produção, a registrar alta nos três primeiros três meses do ano. O aumento foi de 4,7% ante o 4º trimestre de 2014, puxado pela safra de soja. Na avaliação de Corrêa Carvalho, agora o agronegócio também será beneficiado pela produção de cana-de-açúcar.

Segundo ele, que também é sócio-diretor da consultoria Canaplan, as condições climáticas mais favoráveis neste ano devem fazer com que a moagem pelas usinas do Centro-Sul do Brasil se aproxime das 580 milhões de toneladas, superando a de 570 milhões de toneladas do ciclo anterior. “O setor de cana vai ser bom para o País (em 2015)”, disse o presidente da Abag.

Ainda de acordo com o presidente da Abag, o agronegócio tende a ser afetado pelo ajuste fiscal do governo, em razão do crédito mais escasso. Mesmo assim, não se espera um impacto tão negativo. “As declarações do governo são muito favoráveis ao agronegócio, inclusive pelo apoio que Joaquim Levy (ministro da Fazenda) está dando à Kátia Abreu (Agricultura)”, disse.

Notícias Relacionadas