NOTÍCIAS

Pecuária “salva a lavoura” e sustenta o PIB do agronegócio

por Revista Globo Rural:

Sebastião Nascimento comenta o bom momento do boi

Enquanto o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 1,60% no ano passado, a pecuária brasileira registrou alta de 6,92%. “Salvou a lavoura”, pois a agricultura fechou 2014 com ligeira baixa de 0,74%.

E tem mais: a pecuária evoluiu em todos os seus setores, sendo que dentro da porteira, especificamente, houve expansão de relevantes 8,32%.

Eu lembro que muitos analistas e economistas esperam resultado negativo para o PIB brasileiro em 2014.

É a pecuária “salvando a lavoura” e auxiliando o PIB do país a não sofrer um tombo ainda maior que o previsto.

Tudo indica que 2015 segue o mesmo compasso: preço do bezerro lá em cima, frigoríficos pagando cifras recordes pelo boi gordo – foi a R$ 147 ontem em São Paulo – e expectativa de fechar mais bois nos confinamentos.

O pecuarista vive momento de euforia. Essa frase foi pronunciada por um entendido no assunto, Maurício Nogueira. Ele ficou assustado com os R$ 156 projetados para a arroba em outubro no mercado futuro, conforme informa o DBO. Para Nogueira, se o cenário é excelente para o pecuarista, a indústria frigorífica vive período ruim justamente por conta da matéria-prima exígua e das margens estreitas, já que é complicado repassar os custos para o consumidor descapitalizado por conta da economia trôpega.

Notícias Relacionadas