Paulo Lanzetta/Embrapa
Por MAPA:
Paulo Lanzetta/Embrapa
Produção: Wellington Gomes dos Santos/Mapa
Indicação Geográfica
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire).
Desta forma, a IG, além de identificar o produto, no caso o café, valoriza o modo de produção da região, as tradições dos povos, além de fortalecer a economia local, inclusive, com o incremento do turismo gastronômico.
O registro é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), mas a estruturação dos processos de IGs agropecuárias conta com relevante atuação do Mapa, por meio da coordenação de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários, em conjunto com as Divisões de Desenvolvimento Rural (DDR) das Superintendências Federais de Agricultura nos estados (SFAs). O objetivo é fomentar o uso da IG e da marca coletiva como ferramentas de desenvolvimento rural das regiões produtoras.
Por isso, a coordenadora de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Mapa, Débora Santiago, reforça que o Mapa tem atuado fortemente na valorização dos territórios e na estruturação das IGs agropecuárias.
Como forma de reforçar a valorização dos produtos com o reconhecimento de origem, em breve, será lançado, o Selo Brasileiro de IG, que contribuirá para fortalecer as Indicações Geográficas entre os consumidores e o público em geral, bem como para a promoção das regiões reconhecidas como Indicações Geográficas e valorização de seus respectivos produtos e serviços.
O Selo Brasileiro de Indicações Geográficas é fruto de trabalho desenvolvido pelo Mapa em parceria com o Sebrae, Ministério da Economia e INPI.
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