NOTÍCIAS

Peru perde 15.000 hectares de café por baixos preços internacionais

por CaféPoint:

O representante da Junta Nacional del Café (JNC), Lorenzo Castillo, disse que o Peru perdeu mais de 15.000 hectares de café até o momento. Segundo ele, a perda se deu por conta dos baixos preços por saca nos mercados internacionais. Outra possível causa desta situação é o impacto da epidemia de ferrugem que, durante os últimos três anos, afetou as lavouras do país.

De acordo com Castillo, cerca de 18.000 produtores peruanos de café da região cafeeira da selva central foram diretamente afetados por este problema, gerando para os produtores uma dívida de cerca de 220 milhões de soles, aproximadamente 66 milhões de dólares.

“Estimamos que mais de 15 mil hectares foram substituídos por frutas cítricas, cacau e também coca, especialmente no Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM) e Puno”, disse ele, referindo-se ao impacto negativo que causou a situação na região.

Castillo disse também que a migração de produtores de café do Peru para outros setores se deve, entre outras causas, aos elevados custos de produção e a falta de mão-de-obra.

As exportações de café do Peru têm como mercado Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Estados Unidos, Egito, Espanha, El Salvador, Hungria, Irã, Itália, Rússia, Suécia, entre outros países.

As informações são do Xinhua / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas