NOTÍCIAS

Peru se destaca entre os principais produtores mundiais de café especial

por CaféPoint:

O Peru está entre os 10 principais países produtores e exportadores de café especial junto ao Brasil, México, entre outros, afirmou o ministro da Agricultura e Irrigação, Juan Manual Benites.

Ele disse que, com a finalidade de fortalecer essa atividade produtiva, o governo peruano aprovou a estratégia de desenvolvimento do setor cafeeiro de 2016/2018. Segundo Benites, com essa política, o Peru busca consolidar-se como o segundo exportador de café orgânico a nível mundial e também valorizar esse setor produtivo como uma importante fonte de receitas, já que beneficia 223.000 famílias que trabalham nele.

Entre outras metas, esse programa também projeta aumentar em mais de 10% o consumo local de café, para superar o atual que apenas chega a 500 gramas per capita anual, abaixo de países como o Brasil, onde se consomem cerca de seis quilos per capita por ano.

Benites disse que outro objetivo das autoridades peruanas é alcançar a renovação de cerca de 80.000 hectares de terras de cultivo dedicadas à produção de café durante os próximos anos.

Com relação às projeções das exportações do setor de café para esse ano, o ministro da Agricultura disse que esperam-se exportações do grão de cerca de US$ 700 milhões. Como parte desse esforço, o Peru anunciou a “I Feira Internacional de Cafés Especiais da Selva Central, Satipo Coffee 2016”, que será realizada de 16 a 19 de junho, em Junín.

As informações são do América Economia / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas