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Pesquisadores brasileiros desenvolvem caneca que dispensa o uso de coador

Por ABIC: 

Postado em: 26/10/22

Caneca não precisa de coador para preparar bebidas de infusão

Caneca sem coador

Imagem: Unsplash

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram uma caneca que dispensa o coador no preparo de bebidas de infusão, aquelas resultantes da imersão de ingredientes em água quente, como o chá e o café. O recipiente tem um design específico que permite a retenção de partículas sólidas no seu interior. O projeto visa aliar praticidade, sustentabilidade e inovação.

Afrânio Silva, professor do Departamento de Química da UFPB e um dos inventores do item, explica como o utensílio funciona: “O uso do produto se faz ao se colocar em seu interior um material sólido, como pó de café, com um líquido, geralmente, água quente, para obter a solução da bebida. Pela ação da gravidade, o sólido se deposita no fundo do recipiente e, pela inclinação no ato de beber pelo usuário, fica retido entre as paredes que formam o dispositivo.”

Caneca sem coador (Imagem: Divulgação)

Características da caneca

A caneca possui volume de 250 ml e foi confeccionada com polipropeno, um polímero termoplástico. Ela também poderá ser fabricada em louça, produto de cerâmica de pasta porosa e esmaltada usado para fins diversos e, especificamente, na fabricação de objetos domésticos.

O produto possui paredes ocas, onde os ingredientes da infusão são acumulados, como o pó de café. O professor esclarece o design da invenção: “O dispositivo é formado por recipiente cilíndrico compreendido por uma dupla parede que forma uma cavidade interna cuja função primordial é armazenar o material sólido no seu interior, evitando que se misture com a bebida líquida. Ele possui uma abertura lateral que serve para a retirada do material sólido e a limpeza.”

Para Silva, o desenvolvimento da caneca é importante, pois possibilita a diminuição da produção de lixo à base de polímeros jogado no meio ambiente. Além de minimizar o desperdício de chá e de café, promovendo economia para os consumidores.

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