NOTÍCIAS

PIB do agronegócio recua 0,15% em janeiro

POR ESTADÃO CONTEÚDO:

Pesquisadores atribuem a queda ao desempenho da pecuária, que cedeu 0,6%, já que o segmento agrícola registrou estabilidade

O PIB do agronegócio brasileiro recuou 0,15% em janeiro, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Pesquisadores do Cepea atribuem a queda ao desempenho da pecuária, que cedeu 0,6%, já que o segmento agrícola registrou estabilidade. “Entre os segmentos do agronegócio, apenas o de insumos cresceu em janeiro, mantendo a tendência de alta já verificada em 2018”, disse o centro de estudos em nota.

O segmento de insumos agrícolas foi impulsionado pelas indústrias de fertilizantes e de defensivos. “Quanto ao ramo pecuário, a alta no segmento de insumos em janeiro refletiu principalmente o comportamento da indústria de rações, favorecida pela elevação de preços. Apesar disso, o faturamento esperado para essa indústria segue pressionado pela menor produção esperada, prejudicada, entre outros fatores, pelas restrições à importação do frango brasileiro.”

Notícias Relacionadas