NOTÍCIAS

Plano Safra 2015/16: Taxas de juros devem ficar de 7 a 9%, informam fontes do governo

por Notícias Agrícolas:

As taxas de juros que serão praticadas no Plano Safra 2015/16 já estariam definidas e devem ficar entre 7 e 9%, segundo informações de fontes do governo e divulgadas pelo Canal Rural. A ministra da Agricultura Kátia Abreu se reuniu, nesta quarta-feira (20), o com Joaquim Levy, da Fazenda, para discutir o volume e condições dos recursos que serão disponibilizados para a agricultura na temporada 2015/16.

E como já vem sendo praticado, essas taxas devem apresentar um escalonamento, apresentando três faixas, sendo uma de 7%, uma de 8,75% e outra de 9%. As duas primeiras destinadas ao pequeno e médio produtor respectivamente, e a última para os grandes produtores, ou seja, aqueles que faturam acima dos R$ 90 milhões.

Apesar de ainda não se conhecer o volume de crédito que será disponibilizado, a ministra Kátia voltou a dizer que o montante não será menor do que o total do Plano Safra 2014/15, de R$ 156 bilhões. No entanto, as contas ainda estão sendo feitas ao passo em que, ao mesmo tempo em que o plano é discutido, está no foco dos ministros da área econômica do Brasil e da presidente Dilma Rousseff o ajuste fiscal e o corte no orçamento da União, o qual deverá ser reportado nesta sexta-feira (22). O anúncio do novo Plano Safra deve acontecer em 2 de junho.

Notícias Relacionadas