NOTÍCIAS

Plantações em Honduras voltam a sofrer com a ferrugem

por CaféPoint:

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária (SAG) de Honduras, Jocobo Paz, existe uma preocupação entre os produtores do país com a Lempira, variedade de café resistente à ferrugem, mas que atualmente está sendo afetada pela praga.

As propriedades contaminadas já foram identificadas e linhas de crédito liberadas para que os agricultores possam manejar a fazenda eficientemente, de acordo com tratamento recomendado por especialistas. “As que estão localizadas a menos de mil metros sobre o nível do mar são fazendas de pequenos produtores que não possuem recursos para fertilização”, acrescentou o secretário. Segundo ele, apesar da infecção, este ano foi recorde em relação à colheita.

O secretário citou o orçamento para realizar estas ações preventivas contra a ferrugem, dizendo que a entrega de tais recursos financeiros deve ser feita de produtor em produtor, e não a uma instituição: “uma vez que o Ihcafé não quer lidar com o dinheiro, a melhor opção é abrir linhas de crédito correspondentes aos produtores”, finalizou.

Duas amostras de ferrugem foram enviadas a laboratórios. Além disso, uma das porções também foi enviada a uma universidade do Brasil e outra de Portugal: “os laboratórios vão entregar a resposta dizendo se é mesmo ferrugem ou se são mutações até o mês de agosto”, afirmou Paz.

As informações são do Tiempo Digital / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas