NOTÍCIAS

Plataforma Global do Café: os resultados de 2017 e os planos para o futuro

por CaféPoint:

Por P&A Marketing e equipe

O ano de 2017 para o Programa Brasil da Plataforma Global do Café (GCP) foi cheio de conquistas. Com o apoio de nossos 53 membros e dezenas de parceiros, atingimos o número de 587 técnicos, de mais de 50 instituições, treinados nas Boas Práticas recomendadas pelo Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) nos módulos básico e avançado. A disseminação de informação entre técnicos também ganhou força com os excelentes resultados do curso EaD (ensino a distância) Currículo de Sustentabilidade do Café – Sustentabilidade na Produção de Café promovido pelo SENAR. Estes profissionais atuam como multiplicadores do conhecimento e tem a capacidade de alcançar milhares de produtores em todo o Brasil.

Para auxiliar o trabalho de quem está no campo, lançamos mais um material informativo: o Manual de Implementação dos 18 Itens Fundamentais. Ilustrado e de fácil leitura, este material tem como objetivo guiar o agricultor na melhoria dos principais pontos que levam a sustentabilidade em sua propriedade.

Os parceiros da GCP também tiveram papel fundamental para os bons resultados de 2017. A parceria com o Cecafé no Programa Produtor Informado levou conceitos de informática e sustentabilidade a 1.220 agricultores e suas famílias; e em Rondônia a EMATER-RO está implantando com sucesso a Metodologia de Assistência Técnica Coletiva (MATC), desenvolvida pela HRNS, onde as famílias passam a receber uma média de 11 visitas ao ano (mais que o triplo de visitas do modelo tradicional) isso sem aumentar os custos do serviço de extensão. E para ilustrar ainda mais o poder da colaboração e o compromisso de nossos membros e parceiros com a sustentabilidade, compilamos o Catálogo de Sustentabilidade, lançado durante a Semana Internacional do Café em BH, que reuniu 116 iniciativas individuais de mais de 30 entidades.

FUTURO E NOVIDADES

O Programa Brasil entra em uma nova fase de desenvolvimento: medir os impactos das práticas de sustentabilidade recomendadas e disseminadas através de materiais e treinamentos ao longo dos últimos anos. Para isso, em 2017, foram desenvolvidos de maneira participativa e colaborativa 35 Indicadores de Sustentabilidade. Estes indicadores irão medir os efeitos de nossos esforços a nível de campo através do Aplicativo CSC (CSC App), lançado e amplamente divulgado no último ano. Os dados disponibilizados pelo CSC App através de 25 relatórios, poderão ser empregados para a melhoria continua das instituições. Pensando neste processo, o Programa Brasil da GCP desenvolveu em 2017 um curso e método de implantação do Sistema Interno de Gestão (SIG), que auxiliará instituições em sua gestão interna e obtenção de resultados.

Para 2018, nossos planos continuam alinhados com a busca da sustentabilidade e melhoria da cafeicultura brasileira. Iremos focar na medição dos impactos através do aplicativo e melhoria contínua através do Sistema Interno de Gestão (SIG), usando a sólida base de conhecimento criada pelo Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), através da manutenção dos treinamentos e parcerias. Essas ferramentas serão instrumento para a criação de Regiões Sustentáveis, que fortalecerão as origens produtoras de café no país e promoverão a melhoria contínua do setor.

E como nova linha de trabalho, a Plataforma Global do Café (GCP) lança em 2018 as Iniciativas de Membros, que são ferramentas que incentivam membros a desenvolver iniciativas próprias co-financiadas por parceiros. O Programa Brasil e a GCP atuarão como articuladores do projeto, aproveitando sua ampla rede de contatos para promover colaboração e multiplicação de esforços através das iniciativas propostas.

Finalizando, faltou mencionar que 2018 começou com a notícia da nomeação de Carlos Brando para a posição de novo Diretor do Conselho da GCP global. A presença de um brasileiro neste grupo aumenta a visibilidade do país no contexto internacional e nos dá ainda mais força para realizarmos ações em prol do setor.

Ficou interessado em saber mais sobre essa e outras atividades da Plataforma Global do Café no Brasil? Entre em contato conosco e venha colaborar para um setor cafeeiro mais próspero e sustentável!

Nota: A P&A coordena a Plataforma Global do Café no Brasil e está à disposição para receber comentários ou esclarecer dúvidas em relação à iniciativa. Telefone: (19) 3651-3233.

Notícias Relacionadas