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Preços do café caem 30% em cinco anos na Índia
POR EQUIPE CAFÉPOINT:
Os esforços para promover o aumento do consumo de café e a expansão das cadeias em toda a Índia não parecem ter se traduzido em apoio real aos cafeicultores do país. Apesar de uma taxa de crescimento de um dígito para a demanda de café no mercado doméstico nos últimos anos, os preços estão caindo consistentemente devido ao excesso de oferta.
Parte dos produtos de café que seriam exportados também está voltando ao mercado interno. Cinco anos atrás, o preço de uma saca de 50 kg de café cru estava em torno de 9.000 rupias (US$ 126,66). Agora, está sendo vendida 30% mais barato, a 6000-6500 rúpias (US$ 84,44-US$ 91,48), o que está muito abaixo do custo de produção.
No mercado de exportação, os preços caíram para cerca de US$ 1.500 por tonelada, de US$ 1.800-2000 no ano passado, diz o presidente da Associação de Exportadores de Café, Ramesh Rajah. As estimativas do Rabobank para a variedade robusta nos próximos dois trimestres são de US$ 1600-1640 por tonelada.
Sudip Sinha, analista sênior de pesquisa da Rabo Research Food & Agri, disse que os preços globais estavam caindo principalmente devido às maiores exportações do Brasil – já que sua produção era alta e uma moeda fraca tornou as exportações lucrativas. Os cafeicultores da Índia exportam 80% de sua produção.
O consumo global cresceu 1,5% em 2018. No entanto, a produção superou o consumo, resultando em um excedente. A menos que haja uma queda na produção, o que não parece provável, os preços não cairão, diz Rajah.
Segundo a Organização Internacional do Café, as exportações da variedade arábica cresceram 4% em 2018, enquanto as da robusta, 8%.
A estimativa da safra pós-monção do Coffee Board para 2018-19 é de 319.500 a 95.000 toneladas de Arábica e 224.500 toneladas de Robusta. Este é um declínio de 60.500 toneladas, ou 15,92%, da estimativa pós-floração de 380.000 toneladas.
No que diz respeito ao mercado interno, a demanda está crescendo em dígitos altos. É um aumento decente, mas abaixo do esperado para o tamanho da população da Índia. Os mercados de café não tradicionais fora de Tamil Nadu e Karnataka não estão vendo tração na demanda, ao contrário das expectativas. Assim, os movimentos de preços no futuro dependem de como a demanda aumenta localmente.
As iniciativas do Coffee Board, como encorajar empresários a instalar cafeterias indianas ou cadeias de café, promover café em vários fóruns, etc., não ajudaram a impulsionar a demanda pela safra comercial, apesar da melhor visibilidade, disse Rohan Colaco, plantador de Karnataka.
O consumo de café aumentou de 60.000-65.000 toneladas nos anos 90 para 80.000-85.000 toneladas nos últimos dois anos, mas a indústria não considera isso um salto significativo.
Será que cadeias de café como Cafe Coffee Day (CCD), Barista e Starbucks ajudaram a aumentar a demanda? A Colaco disse que um número maior de cadeias de café não significa que o consumo está aumentando. “A lacuna varejo-a-atacado é muito alta e é por isso que alguns se posicionam como marcas únicas.”
Um membro do setor disse que, embora as redes de varejo tenham ajudado a criar uma cultura de consumo de café, elas não estão ajudando a estimular a demanda. A indústria da cadeia indiana de café gera receita de US$ 400-450 milhões, dos quais os custos do café representam apenas 10-15%.
Um porta-voz da Tata Starbucks disse: “A Starbucks está comprometida com as comunidades produtoras de café e clientes globalmente. As práticas da Starbucks C.A.F.E (Coffee And Farmer’s Equity) são padrões de fornecimento que garantem que todo o café da Starbucks seja feito eticamente, cultivado de forma sustentável e que haja total transparência nos preços em toda a cadeia de valor. A Starbucks India Estates Blend é adquirida localmente e é uma característica marcante das lojas Starbucks na Índia e no mundo todo.”
De acordo com Rajah, a menos que o consumo de café a nível doméstico aumente nos estados fora da região sul e nos mercados tradicionais de consumo de chá, a demanda não terá um aumento significativo.
“O bom é que a demanda institucional está aumentando porque as empresas estão adicionando café, além do chá.” O consumo per capita de café na Índia é muito baixo – menos de 100 gramas – comparado com 4 kg nos Estados Unidos e 9 kg na Finlândia.
As informações são do Business Standard. Tradução Juliana Santin
Tags: CocapecInternacional
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