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Presença de brasileiros em feiras de café gera negócios de US$ 148,95 milhões

por CaféPoint:

A participação de 60 empresários brasileiros em duas das principais feiras mundiais de café especial, a Global Specialty Coffee Expo, realizada em Seattle, nos Estados Unidos, e a World of Coffee, em Budapeste, na Hungria, pode gerar e negócios de US$ 148,95 milhões, volume 19% superior aos US$ 125 milhões comercializados em 2016 nos dois eventos. Os dados são da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

De acordo com o levantamento da empresa, na feira dos EUA, que aconteceu em abril, os números foram mantidos em relação ao ano passado, com 35 participantes brasileiros projetando negócios de aproximadamente US$ 80 milhões até março de 2018. Já na feira realizada em junho, na Europa, houve crescimento na participação e na estimativa de comercialização, com 27 empresários nacionais (+35% ante os 20 de 2016) estimando a concretização de US$ 68,95 milhões (+53,2% frente aos US$ 45 milhões do ano passado) em negócios no ciclo de 12 meses.

Nos eventos, o estande da BSCA evidenciou o Brasil como a nação do café e apresentou aos participantes a cultura, a tradição de sustentabilidade em produção e consumo e a história de sucesso do país na cafeicultura, destacando a paixão e o conhecimento pelo produto. Com o “expresso bar”, o público teve acesso a salas de degustação, onde foram realizadas sessões profissionais com os cafés especiais do Brasil e eventos particulares com os produtos dos associados.

As ações integram o calendário de atividades do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que é desenvolvido em parceria pela BSCA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde 2008. Para a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o trabalho possibilita a ampliação dos contatos comerciais em mercados internacionais específicos.

“O plano de trabalho do projeto Brazil. The Coffee Nation permite que exploremos todas as potencialidades e qualidades dos cafés especiais do Brasil e isso vem atraindo expertos na bebida e, consequentemente, o público em geral, ampliando o conhecimento sobre o produto e o poder de penetração nos países consumidores”, destaca.

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