NOTÍCIAS

Previsão de chuva para os próximos dias pode interromper colheita do café no Brasil

por Notícias Agrícolas:

Previsões da Climatempo apontam que o cinturão produtivo de café do Brasil deve receber chuvas de até 40 milímetros nos próximos dias com áreas de instabilidade observadas sobre grande parte da região central do Brasil. Diante dessas condições, fica o temor de que essas precipitações possam atrapalhar os trabalhos de colheita e secagem do grão.

Segundo dados da consultoria Safras & Mercado, até o dia 8 de maio os trabalhos de colheita no campo estavam em 6%. Levando em conta a projeção da empresa de produção total de 51,1 milhões de sacas de 60 kg de café neste ano para o país, é apontado que já foram colhidas 3,2 milhões de sacas em todo o cinturão produtivo do grão.

A previsão aponta que as chuvas devem chegar ao estado de Minas Gerais, maior estado produtor de café do país, já nesta quinta-feira (17). As chuvas começam fracas, mas aumentam até o fim de semana, com precipitações de 40 mm na sexta-feira (19) em Guaxupé (MG), de 20 mm em Patrocínio (MG) no sábado (20) e 40 milímetros também na sexta em Franca (SP), na Alta Mogiana.

tempo

Satélite mostra avanço de áreas de instabilidade pela região central do Brasil – Fonte: Climatempo

“As novas pancadas de chuva irão acarretar a paralisação momentânea dos trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar. Não há risco para perdas nos índices de produtividade das culturas, mas poderão acarretar perdas no fator qualidade”, reportou a Climatempo. A umidade prejudica a qualidade do grão tanto no pé quanto no terreiro durante o processo de secagem.

Em relação às temperaturas, as madrugadas da semana serão com temperaturas frias em muitos municípios das regiões Sul e Sudeste, porém, não há riscos para ocorrências de geadas nas regiões produtoras. Na próxima semana, as chuvas devem reduzir nas áreas produtoras de café e o avanço da colheita deve ser mais efetivo e facilitar a secagem do grão.

tempo 2

Chuva acumulada no Brasil entre os dias 21 e 25 de maio – Fonte: Climatempo

De acordo com o pesquisador da Embrapa Café e EPAMIG na área de Agrometeorologia e Climatologia, Williams Ferreira, a expectativa é de chuvas abaixo da média para o mês de junho, quando a colheita deve estar em pleno vapor no país, e isso pode favorecer a secagem dos cafés, principalmente nos terreiros. “Apesar da previsão de clima favorável ao processo de secagem, os cafeicultores devem ficar atentos com o ponto de maturação dos frutos na colheita e com a movimentação do café nos terreiros, principalmente nos primeiros dias, de modo a evitar fermentações indesejáveis, fatores esses fundamentais para a obtenção de cafés de qualidade”, explicou.

Ele alerta ainda que os produtores devem ficar atentos com a alta infestação da ferrugem do café que já vem sendo identificada em algumas regiões de Minas Gerais.

Notícias Relacionadas