NOTÍCIAS

Produção de café da Colômbia chega a 1,1 milhão de sacas em fevereiro

por CaféPoint:

A Colômbia registrou em fevereiro uma colheita de 1,1 milhão de sacas de 60 quilos e mantém o ritmo de crescimento. No entanto, segue em alerta pelo efeito do intenso fenômeno do El Niño.

Esse volume de produção registrado representou 7% a mais com relação a fevereiro de 2015, mês em que se produziram 1,29 milhão de sacas. Vale a pena ressaltar que esse crescimento inclui grãos colhidos no último trimestre de 2015, mas que somente até agora chegaram aos centros de coleta.

Até agora nesse ano, a colheita cafeeira superou os 2,2 milhões de sacas, uma alta de 5% com relação as 2,1 milhões de sacas produzidas no mesmo período do ano anterior (janeiro-fevereiro de 2015).

Nos últimos 12 meses (março de 2015 a fevereiro de 2016), a colheita cafeeira alcançou quase 14,3 milhões de sacas de 60 quilos, 16% a mais que as quase 12,4 milhões de sacas colhidas no mesmo período anterior.

Até agora nesse ano cafeeiro (outubro de 2015 a fevereiro de 2016), a produção foi de quase 6,4 milhões de sacas, 18% a mais que as 5,4 milhões de sacas no mesmo período anterior.

Por outro lado, a Federação Nacional de Cafeicultores está por concluir um exaustivo estudo de campo, com uma amostra estatisticamente representativa de mais de 7 mil fazendas, em todos os departamentos produtores de café, cujos resultados servirão de base para que as medidas adotadas para apoiar os cafeicultores afetados estejam ainda mais ajustadas à realidade do impacto do El Niño em sua economia.

A Federação tem insistido com os cafeicultores sobre a importância de beneficiar muito bem seu café para que as medidas comerciais adotadas ajudem a mitigar o impacto do El Niño em sua economia enquanto se preserva a qualidade e o nome do café colombiano nos mercados internacionais.

Também se intensificaram as campanhas de controle da broca, que em períodos acentuados de seca como o atual, reproduz-se mais facilmente.

As exportações de café colombiano também mantiveram seu ritmo de crescimento: em fevereiro, foram 1,1 milhão de sacas de 60 quilos, 5% a mais que as 1,57 milhão de sacas enviadas ao exterior em fevereiro de 2015.

Até agora nesse ano, as exportações de café caíram para 2,2 milhões de sacas, 5% a mais que as 2,1 milhões de sacas exportadas no ano anterior.

Nos últimos 12 meses, as exportações alcançaram 12,8 milhões de sacas de 60 quilos, 15% a mais que as 11,1 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.

Até agora no ano cafeeiro (outubro de 2015 a fevereiro de 2016), as exportações de café colombiano foram de quase 5,7 milhões de sacas, 10% a mais que as 5,2 milhões de sacas no mesmo período anterior.

As informações são do http://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas