NOTÍCIAS

Produção de café da Colômbia foi de 1,3 milhão de sacas em agosto

por Canal do Produtor:

A Colômbia registrou em agosto uma colheita de 1,3 milhão de sacas de 60 quilos, 10% a mais que a produção do mesmo mês do ano anterior. A produção de janeiro a agosto deste ano foi de cerca de 9 milhões de sacas, 13% a mais que as quase 8 milhões de sacas colhidas no mesmo período de 2014.

Consistentemente com as estimativas da Federação de Cafeicultores da Colômbia, durante os últimos 12 meses (setembro de 2014 a agosto de 2015), a produção de café da Colômbia foi de 13,2 milhões de sacas, 9% a mais que as 12,1 milhões de sacas colhidas no mesmo período do ano anterior.

A consolidação da recuperação na produção de café colombiana e seu regresso a níveis históricos são o resultado de programas de renovação liderados pela Federação, com um total de 3,488 bilhões de cafezais (dos quais, 78% são de variedades resistentes, melhor adaptadas à mudança climática) renovados desde 2008, em 657 mil hectares de todo o país cafeeiro.

Um dado que vale a pena ressaltar é a produtividade por hectare, que em agosto ficou em 16,2 sacas por hectare. “A produtividade vem aumentando e é um dos fatores essenciais para a rentabilidade dos cafeicultores colombianos”, disse o gerente geral da Federação, Roberto Vélez Vallejo. “No entanto, ainda temos muito a avançar nesse sentido”.

Acompanhando a produção, as exportações de café da Colômbia também reportam crescimento. Em agosto passado, as vendas externas foram de 1,1 milhão de sacas, 24% superior às 881 mil sacas exportadas no oitavo mês do ano anterior.

Por outro lado, durante os primeiros oito meses do ano, as exportações aumentaram em 15% e ficaram em 8,2 milhões de sacas frente às 7,1 milhões de sacas comercializadas no exterior entre janeiro e agosto de 2014.

Nos últimos doze meses (setembro de 2014 a agosto de 2015), as exportações foram de 12 milhões de sacas, 13% a mais que as 10,7 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.

Notícias Relacionadas