NOTÍCIAS

Programa cultural do Sescoop/SP celebra 20 anos

Por AURÉLIO PRADO:

Em 2020, o Circuito Sescoop/SP de Cultura completa duas décadas beneficiando comunidades em todo o Estado com o apoio das cooperativas. Para celebrar este marco, o programa contará com o violeiro e compositor Almir Sater como grande atração da temporada, que estreia no dia 12 de março na cidade de Catanduva.

Nessas duas décadas, os programas culturais do Sescoop/SP – Mosaico Teatral, Mosaico na Estrada, Mosaico Jovem e, desde 2016, Circuito Sescoop/SP de Cultura – já levaram atrações de lazer e arte para mais de 905 mil pessoas em 198 cidades paulistas. Com iniciativas de teatro, circo, dança, música, cinema, intervenções artísticas e oficinas criativas, o Circuito é realizado graças ao apoio das cooperativas – até 2019, foram 229 empreendimentos parceiros que auxiliaram o Sescoop/SP nesse programa, cujo objetivo é democratizar o acesso à cultura e levar lazer e arte especialmente a municípios com poucas opções culturais.

A maior parte dessas ações conta com ingresso solidário, o que permite a arrecadação de itens para instituições sociais. Nesses 20 anos, o Sescoop/SP e as cooperativas já conseguiram arrecadar 150 toneladas de alimentos, mais de 24 mil itens de higiene e limpeza, cerca de R$ 140 mil, que foram convertidos em doações de diferentes produtos e bens, e mais de 11,5 mil itens como brinquedos, livros, roupas, eletrônicos, entre outros produtos. Essa forma, o Circuito Sescoop/SP de Cultura é um programa que contribui com a propagação da cultura e do lazer, com a divulgação do movimento cooperativista e com aspectos sociais das comunidades onde as cooperativas atuam.

Segundo a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SP, Adriana Santos de Melo, é motivo de muito orgulho e satisfação trabalhar com um projeto como o Circuito. “É incrível quando vemos o sorriso em cada criança e a alegria no olhar dos adultos, que muitas vezes estão em locais onde o acesso à cultura é escasso. Nesse momento, a satisfação é imensa e temos a certeza de que estamos no caminho certo. O acesso à cultura, à educação e ao esporte é essencial ao ser humano, principalmente para fortalecer os laços com o mundo e construir uma identidade”, reforça. (Fonte: Sescoop)

Notícias Relacionadas