NOTÍCIAS

Projeto Cooperativismo nas Escola Rurais implanta horta em Ibiraci

por Setor de Comunicação Cocapec:

IMG_20170823_102741677_BURST000_COVER_TOPDepois de meses de trabalho, a horta na Escola Municipal Tio Ângelo, no bairro rural da Lage em Ibiraci/MG, está finalizada. Dessa maneira, os cerca de 120 alunos já podem cultivar verduras fresquinhas como alface, rúcula, almeirão, rabanete, beterraba, couve, salsinha e cebolinha, que servirão para consumo próprio e até mesmo para comercialização.

A instalação faz parte do projeto Cooperativismo nas Escolas Rurais, desenvolvido em conjunto entre a Cocapec, Sicoob Credicocapec e Associação de Recuperação Florestal do Vale do Rio Grande, e em parceria com a instituição educacional.

As entidades ofereceram toda a estrutura necessária para a formação da horta, como 7 canteiros, cercas, estercos, entre outros. E para que os alunos possam fazer o plantio da maneira correta, foi aplicada uma oficina de mini horta em garrafa PET, iniciando o trabalho com os conceitos de cultivo da terra e produção de alimentos para a subsistência.

horta (Copy)O Projeto Cooperativismo nas Escolas Rurais tem como objetivo despertar nos alunos e professores a consciência para a cooperação, preservação ambiental e educação financeira, auxiliando na organização e desenvolvimento de ações na escola, através da compreensão do cooperativismo como forma de organização socioeconômica, estimulando a preservação do meio ambiente. Estes temas serão trabalhados, através de atividades, na escola Tio Ângelo nos próximos meses. Para isso, os professores assistiram uma apresentação sobre princípios cooperativistas e valores do cooperativismo, e receberam uma doação de material didático denominado “Sementes da cooperação” para trabalharem com seus alunos.

A Cocapec, o Sicoob Credicocapec e a Associação de Recuperação Florestal do Vale do Rio Grande acreditam no efeito da transmissão de valores importantes ao cooperativismo e a formação das crianças e adolescentes, preparando jovens que valorem a cultura do campo, cresçam e se desenvolvam através da cooperação.

Veja as fotos da horta na escola Tio Ângelo, na Lage em Ibiraci/MG

Notícias Relacionadas