NOTÍCIAS

Projeto que suspende autorização de importar café é aprovado na Câmara

por CaféPoint:

Após longa disputa entre indústria nacional e produtores apoiados por parlamentares da bancada ruralista, a importação de café conilon em grãos para o Brasil ganhou mais uma barreira. Nesta quarta-feira (29/3), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 383/16 do deputado Federal Evair de Melo (PV/ES), que suspende a autorização fitossanitária para importar café do Peru.

Para o deputado, além dos riscos de trazer pragas e doenças para o parque cafeeiro nacional, a suspensão protege também outras culturas importantes, como a do cacau. “O Brasil é uma potência mundial na agropecuária, respeitado e até temido em muitos outros países por causa da diversidade e da qualidade da produção. E tem gente que parece que ainda não entendeu isso. O nosso projeto é mais uma garantia que damos aos agricultores, que precisam de políticas públicas eficientes e adequadas, ao invés de ameaças infundadas que desestabilizam e causam incertezas que geram prejuízos a milhões de famílias”, destaca Melo. Veja na declaração do deputado, abaixo:

A revogação da Norma atende às demandas de diversas instituições ligadas ao café, como o Conselho Nacional do Café, Federações de Agricultura e Trabalhadores e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES).

Na semana passada, a questão foi debatida em reunião das Frentes Parlamentares da Agropecuária e do Café com o presidente da República Michel Temer (PMDB) e os ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Osmar Serraglio (Ministério da Justiça).

Notícias Relacionadas