NOTÍCIAS

Qualidades do café Arara chegam ao mercado externo

Por Fundação Pró Café:

Postado em: 16/03/21

O café da cultivar Arara, já bem conhecido aqui no Brasil por suas boas características, tais como alta produtividade e qualidade de bebida superior, já vem ganhando fama também em mercados consumidores no exterior.

A Revista Forum Café número 84, especializada no produto, editada na Espanha e distribuída na Europa, fez recentemente uma reportagem reverenciando o Arara, como uma variedade capaz de se destacar no atendimento à demanda de cafés especiais, sobretudo, para os mercados mais exigentes quando o assunto é qualidade de café.

Sob o título “Café Arara, el Geisha Brasileño” a revista mostra as vantagens desta nova variedade, nos aspectos da produção e, principalmente, na qualidade da bebida, comparando a com a variedade Geisha, oriunda da Etiópia e já reconhecida pela qualidade excepcional de seus cafés.

Para a Fundação Procafé e sua Equipe Técnica, que vem participando do desenvolvimento da cultivar Arara, é motivo de muito orgulho ver esse importante trabalho de pesquisa e difusão tecnológica, rendendo, literalmente, bons frutos. Afinal, esse é um de seus objetivos principais, criar melhores condições para a produção, pelos cafeicultores do Brasil. Neste sentido, é fundamental destacar o empenho e dedicação, por anos a fio, dos Técnicos do ex-IBC e agora da Fundação Procafé, os Engs. Agrs. José Braz Matiello e Saulo Almeida, sem se esquecer de Francisco Barbosa Lima, quem iniciou o processo de seleção, os quais, desde os anos de 1980 e, ainda hoje, participam da melhoria das variedades de café, como a Arara.

Qualidades dos cafeeiros Arara

Os cafeeiros da cultivar Arara possuem várias características desejáveis para seu cultivo. São muito produtivos e vigorosos, mantendo sua produtividade ao longo dos anos, apresentando, inclusive, boas respostas ao sistema de podas. Agregam, ainda, imunidade à ferrugem e boa tolerância à Phoma e à Pseudomonas. Além disso, apresentam frutos grandes e grãos de peneira graúda.

Os cafés produzidos pelos cafeeiros Arara apresentam bebida limpa e adocicada e, em diversos concursos de qualidade, vem se destacando constantemente e ganhando consideráveis premiações, obtendo pontuações altas, muitas vezes superiores a 90 pontos na escala SCA, algo extraordinário.

A boa qualidade do café Arara está ligada à sua origem genética, além da sua característica de maturação tardia dos frutos, pois o processo de desenvolvimento dos frutos fica alongado, assim tendo mais tempo para o acúmulo de substâncias ligadas à qualidade, resultando em cafés de melhor bebida, mais complexa e aromática.

Por todas essas boas características, a indicação para plantio da cultivar Arara é apropriada, pois combina várias qualidades positivas. A grande aceitação que a cultivar vem tendo por parte dos produtores, que dia a dia aumentam sua procura, com certeza é a prova de que todo o trabalho dispendido no seu desenvolvimento valeu muito a pena.

Notícias Relacionadas