NOTÍCIAS

Receita de marca colombiana de café se destaca em 2016

por CaféPoint:

Os resultados financeiros e operacionais alcançados durante 2016 pela Procafecol, empresa que opera a marca e cadeias de lojas Juan Valdez Café, mostraram que a companhia continua a se consolidar no mercado nacional e internacional.

O lucro operacional da empresa cresceu 19% chegando a 245,691 bilhões de pesos (US$ 85,5 milhões). Em 2015, o lucro foi de 207,020 bilhões de pesos (US$ 72,04 milhões).

Graças a uma gestão adequada do custo de vendas e geração de eficiência administrativa, a Procafecol foi capaz de manter seus níveis de custo e gastos mais baixos do que os registados em 2015. O custo das vendas como percentual da receita operacional foi 37,8% comparado com 39,7% obtido há dois anos.

As despesas com vendas diminuíram 1,4%, passando de uma participação sobre os lucros de 33,4% em 2015 para 32,0% em 2016. Da mesma forma, as despesas administrativas também diminuíram sua participação de 4,9% em 2015 para 4,5% em 2016; eficiência de 0,4% de um ano para outro.

É importante destacar o esforço para continuar expandindo a marca Juan Valdez localmente e internacionalmente. Em 2016, a empresa continuou a abrir lojas e pontos de venda em todo o mundo. Na Colômbia, foi realizada a abertura de 22 lojas próprias e quatro lojas sob o modelo de franquia, atingindo um total de 252 lojas no final do ano.

Internacionalmente, Juan Valdez se consolidou com 115 lojas nos países onde opera, de modo que a marca adicionou 367 lojas no final de 2016 em 16 países.

Com relação a outros canais de geração de renda para a Procafecol, estes contribuíram significativamente para o crescimento operacional da empresa. O canal institucional se consolidou em 2016, com 149 clientes, frente aos 120 clientes em 2015.

Por outro lado, o canal de supermercados e hipermercados da Colômbia gerou crescimento em suas receitas de 24% em relação a 2015, evolução que foi impulsionada pelo aumento do número de clientes para fechar em 806 pontos.

Internacionalmente, as vendas nos supermercados aumentaram em 12% em relação ao ano anterior, foram 6.072 pontos em 2016. Isto resultou em um aumento na receita operacional de 24% em comparação a 2015.

O desafio para a empresa em 2017 será manter a confiança e a lealdade de seus clientes através da geração de novas ocasiões de consumo, apoiados por um forte processo de inovação que, por sua vez, conseguiu chamar a atenção de novos consumidores ao redor do mundo.

As informações são do www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas