Voltar
Rede Social do Café utiliza a internet como ferramenta de transmissão de conhecimento

Categorias:
Rede Social do Café utiliza a internet como ferramenta de transmissão de conhecimento
por IAC:
A Rede Social do Café utiliza a internet como ferramenta de transmissão de conhecimento para pesquisadores, estudantes e membros da cadeia produtiva do café.
A Rede Social do Café completa nove anos, em 2015, com mais de 15 milhões de acessos. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, idealizou o projeto, que tem por objetivo auxiliar na construção coletiva do conhecimento e na divulgação de informação sobre o café.
O pesquisador do IAC e mediador da comunidade, Sérgio Parreiras Pereira, explica que o conteúdo é atualizado diariamente com notícias sobre clima, cotação, comercialização e agroindústria, além de resultados de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café. “As pesquisas divulgadas abordam manejo de pragas e doenças, colheita, pós-colheita, mecanização, entre outros temas”, diz Pereira. Para ele, esses assuntos contribuem para ampliar o conhecimento de pesquisadores, professores, produtores, empreendedores rurais e demais representantes do setor no Brasil. Diariamente, as notícias chegam a cerca de 1500 profissionais.
A Rede Social do Café produz o programa CaféWebTV, com entrevistas e conteúdo ligado à cafeicultura. A equipe atua na cobertura e transmissão, ao vivo, de eventos de destaque, como simpósios, seminários, congressos, palestras e dias de campo. Pereira afirma que os debates na Rede Social do Café envolvem assuntos de relevância e promovem a interação dos membros, por meio de postagens de textos, imagens e vídeos. “As edições das postagens e das notícias ocorrem de forma livre entre os integrantes, tornando-os não apenas leitores, mas geradores de conteúdos e debatedores”, diz o pesquisador do IAC.
Atualmente, fazem parte da Rede Social do Café 4,6 mil membros, aproximadamente. Desde sua criação, a Rede foi acessada por 141 países dos cinco continentes, além de receber visitas de mais de 930 municípios brasileiros. O desempenho é acompanhado por meio de ferramenta especializada da web.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destaca o sucesso da iniciativa, que visa difundir a cultura do café, predominante na agricultura paulista. “A história do café se mistura com a história de São Paulo. Sua produção impulsionou a estruturação econômica, política e social do país. O governador Geraldo Alckmin, por meio de ações realizadas pela Secretaria, apoia as atividades que fomentam a produção e fortalecem o agricultor”, disse.
Outras Notícias