NOTÍCIAS

Revista Cocapec: Como prevenir acidentes com seringas e agulhas

 

Paulo

Autor: Paulo Correia/ Médico Veterinário Uniagro/Cocapec – Mestre em medicina veterinária e professor universitário

Manipular seringas e agulhas pode ser parte de seu trabalho. Mas você sabe realmente como usá-las? Alguns conselhos para evitar acidentes na fazenda leiteira.

Vacina

É comum, e extremamente perigoso ao aplicador, carregar a seringa no bolso da calça, pratica que deve ser evitada.

Tipos de lesões a evitar:

  • Injeção acidental – Isto pode acontecer se você  escorrega, tropeça ou cai, levando consigo uma agulha aberta ou uma seringa carregada nas mãos ou no bolso da roupa. Dependendo do tipo de medicamento, uma auto-injeção acidental pode ter como consequência uma infecção bacteriana, outra lesão, ou até mesmo a morte.
  • Lesão pelo rebanho – Quando o animal não está bem contido, ele pode fazer um movimento repentino. A força do ataque também  pode provocar uma auto-injeção com uma seringa que você leve nas mãos ou bolso da roupa.  Eu mesmo, trabalhando em uma fazenda com vacina contra brucelose, a bezerra deu um salto na hora da aplicação, introduzi  a agulha no meu pulso esquerdo, resultando  com um  título de brucelose por vários anos.
  • Lesão por agulhas – As agulhas são pontiagudas e podem provocar cortes na pele ou lesões de perfuração a você mesmo ou a algum de seus colaboradores, especialmente se tentarmos dobrá-las, quebrá-las ou se não são descartadas apropriadamente.
Vacina (1)

O modo correto é ter um recipiente para colocar as seringas, e manter as agulhas tampadas até a aplicação.

Para  sua segurança alguns conselhos:

  • Leia atentamente o rótulo do produto e entenda as advertências de segurança da bula, como as precauções que devem ser tomadas e o que fazer em caso de injeção acidental. O rótulo do produto pode advertir que o medicamento é letal para os humanos ou os cuidados para o descarte após o uso do produto;
  • Certifique-se de que você entende tanto o rótulo do produto como a ficha de segurança do material. Peça ao seu veterinário que as explique verbalmente;
  • Contenha apropriadamente o rebanho num brete antes de aplicar os medicamentos. Esteja atento a qualquer animal que esteja solto por perto e certifique-se de que você tenha uma rota de fuga, caso necessário;
  • Nunca leve com você seringas com medicamentos ou abertas nas mãos ou nos bolsos. Também não deixe seringas ou agulhas no banco do seu carro.
  • Preencha a seringa em sua área de trabalho. Posteriormente coloque-a num recipiente à  prova de perfurações, mesmo que você só for caminhar uma distância curta até o animal. Mesmo assim, mantenha as seringas com a tampa até o momento de usá-las.
  • Não utilize seringas automáticas quando injetar medicamentos tóxicos para os humanos.
  • Descarte adequadamente as seringas e agulhas usadas. Estas devem ser colocadas num recipiente de descarte resistente a perfurações.
  • Lave as mãos com água e sabão antes e depois de manipular medicamentos.

O que fazer se lesionado:

  • Lave imediatamente com água e sabão o local da perfuração por agulha. Conte o ocorrido a um colaborador, e entre em contato com seu centro local de intoxicações. Se você souber que o medicamento é tóxico para humanos, procure assistência médica de urgência.

 Fonte: Extraído da Progressive Dairyman Magazine e Revista Inforleite

Acesse agora a versão online da última edição

capa104

Notícias Relacionadas