NOTÍCIAS

Revista Cocapec: Geraldo Ferreira – Um entusiasta do cooperativismo

por Revista Cocapec nº 114:

Veja a trajetória de um dos cooperados fundadores da Cocapec

A matrícula número 79 já indica que Geraldo Ferreira está presente na Cocapec desde a sua fundação. Da sua fazenda localizada em Alto Porã, próximo do município de Pedregulho/SP, ele tem uma vista privilegiada da represa da Jaguara, que pertence a Rifaina/SP, e foi lá que, com o seu jeito tranquilo e cordial, recebeu a equipe da Revista Cocapec para uma agradável conversa.

Ele nasceu em m Itajobi/SP, mas como ele mesmo disse foi por um acaso, pois sua família tem a origem nesta região. Sua relação com a cafeicultura começou ainda criança quando o seu pai nos anos 60 adquiriu uma propriedade em Restinga/SP, onde passou grande parte de sua vida.

Com o falecimento dos seus genitores ele e os irmãos começaram a conduzir a propriedade herdada. Mas Sr. Geraldo queria novos desafios e foi buscar um novo local, e foi assim que em 1980 chegou em Pedregulho. “Eu vim e gostei da terra, achei muito propício, vendi a minha parte para os meus irmãos e me instalei aqui”. No local já havia alguns pés de café e com o tempo ele foi ampliando e modernizando até formar uma grande fazenda.

Se associar ao cooperativismo foi um importante passo para o desenvolvimento de Sr. Geraldo. Incentivado por um amigo ele se filiou a Cocap que havia se instalado em Franca. Mas como a unidade encerrou suas atividades ele também foi um dos que batalharam para a criação de uma nova cooperativa. “Ter uma cooperativa nossa era fundamental, precisávamos montar uma aqui, e eu sempre fui um cooperativista pois eu entendo que uma forma de unir uma classe é através de uma cooperativa, pois é nela que fazemos os nossos negócios”.

O cooperado conta que no início da Cocapec estavam todos muito entusiasmado, mas ele ressalta que passaram por dificuldades, e pondera que os administradores souberam conduzir para superar os desafios.

Ele reforça também como a cooperativa foi fundamental para o desenvolvimento da cafeicultura. “Primeiramente o mérito é dos produtores, que buscam o desenvolvimento através da cooperativa, que por sua vez oferece assistência, produtos de primeira linha, sempre na hora que precisamos, promove a mecanização, a granelização, e antes era muito difícil, e hoje você tem esse conjunto, e é para todo mundo tanto pro grande quanto pro pequeno”.

Outro ponto abordado por Sr. Geraldo é a fidelidade e ele faz questão de dizer que deposita 100% dos seus cafés e faz todas as suas compras na Cocapec. “Quando você é um cooperado tem que mostrar porque é, tem que ter fidelidade, participar das reuniões, assembleias e tudo mais”.

Ele ainda faz uma análise sobre as novas gerações e o futuro da cafeicultura. “A moçada está assimilando bem, hoje está muito mais fácil ter informações de como manejar uma propriedade, como plantar e colher. Além disso, a Alta Mogiana está em uma localização privilegiada e temos coisas que ninguém tiram como clima, terra fértil e plana que dá para mecanizar, e esse é um ponto importante, pois os jovens buscam a modernidade, hoje é possível tocar uma fazenda pelo celular, só que eu gosto de estar presente, é a minha atividade”, avaliou Sr. Geraldo com um largo sorriso.

O cooperado finalizou a conversa com uma relevante avaliação da Cocapec. “Na minha visão a cooperativa é um conjunto de serviços, ela tem o poder de negociar volumes grandes, comprar melhor os insumos, ela busca isso. Uma coisa boa é que temos a tranquilidade que os produtos adquiridos são de procedência e ficamos garantido pois sabemos o que estamos comprando, e quando a gente aplica você vê o resultado, mas o mais importante é a comercialização dos nossos cafés, assim como diz o slogan ‘O Melhor Café Está Aqui’, eu falo que os melhores negócios também devem estar aqui. Nestes 34 anos não foi só maravilha, tivemos muitos desafios, mas hoje estamos nessa posição interessante, espero que a cooperativa continue acreditando nas pessoas, no produtor, com o foco de buscar sempre o que há de melhor, pois, se houver outras épocas de dificuldade, só com a união dos cooperados vamos superar, e eu olho sempre para o futuro que é acreditar nas pessoas e vencer os desafios”.

 

Clique na capa e veja a edição completa online. 

Notícias Relacionadas