NOTÍCIAS

Revista Cocapec:  Orientações para a Segurança e Saúde no Trabalho Rural – NR 31

por Revista Cocapec: 

A mecanização utilizada em praticamente todas as etapas do cultivo do café, trouxe vários benefícios como a agilidade e redução de custo. No entanto, a manipulação desses equipamentos possui um grau de risco de acidente. Para amenizar isso, foram criadas as Normas Regulamentadoras 12 e 31. A primeira determina que as indústrias devem produzir maquinários que contenham todos os dispositivos de segurança. Já a segunda, detalha as responsabilidades de quem utiliza os equipamentos, ou seja, empregadores e operadores, especificando a necessidade de treinamentos e cuidados para desenvolver a atividade de forma segura.

Os maquinários produzidos pela Cocapec estão totalmente de acordo com a NR 12.

Os sistemas de segurança são caracterizados por proteções fixas, móveis e dispositivos de segurança interligados ou não, que garantam a proteção à saúde e à integridade física dos operadores. Todas as máquinas e implementos devem ser utilizados segundo as especificações técnicas do fabricante e dentro dos limites operacionais e restrições por ele indicados, e operados por trabalhadores capacitados, qualificados ou habilitados para tais funções.

As proteções, dispositivos e sistemas de segurança, previstos na NR 31, devem integrar as máquinas desde a sua fabricação, não podendo ser considerados itens opcionais para quaisquer fins.

Nunca se deve retirar as proteções vindas de fábrica, pois eleva consideravelmente o risco de acidente.

Não se pode, em hipótese nenhuma, mudar as características de um equipamento retirando ou adaptando suas partes de proteção. Qualquer adaptação deve ser feita pelo próprio fabricante.

É fundamental que os maquinários como tratores e colhedeiras tenham uma chave para bloqueio, afim de evitar o acionamento por pessoas não autorizadas ou não qualificadas para a operação.

Dicas de segurança nos equipamentos mais utilizados pelo produtor rural

Tratores:

O tratorista nunca deve operar o veículo estando nas seguintes condições: cansado, doente, embriagado ou intoxicado. Pois, além de não realizar o trabalho com eficiência, aumenta consideravelmente o risco de acidente, muitas vezes grave, visto que em uma dessas circunstancias, os reflexos de uma pessoa são bem menores.

Na TDP (Tomada de Potência) deve ser instalada proteção que cubra a parte superior e as laterais do mecanismo, assim como os cardans deverão possuir capas protetoras.

Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas estacionárias e dos equipamentos estacionários também deverão ser projetados, selecionados e instalados de modo que:

  1. a) não se localizem em suas zonas perigosas;
  2. b) impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;
  3. c) não acarretem riscos adicionais;
  4. d) não possam ser burlados;
  5. e) possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador.

Motosserras:

É fundamental sempre verificar os seguintes dispositivos de segurança:

  1. a) freio manual ou automático de corrente;
  2. b) pino pega-corrente;
  3. c) protetor da mão direita;
  4. d) protetor da mão esquerda;
  5. e) trava de segurança do acelerador.

Roçadeiras manuais a gasolina:

O operador deve manter uma distância entre 10 e 20 metros de diâmetro de outras pessoas quando estiver realizando a atividade. Os principais fabricantes deste implemento proíbem o uso da lâmina de 2 pontas e aconselha a de 3, por questões de segurança. Já as manutenções deverão ocorrer a cada 10 horas de trabalho, e sempre por pessoas capacitadas.

Cuidados com silos:

Os trabalhos realizados em silos deverão ser sempre acompanhados, sendo que pelo menos um deve ficar no exterior, e o que estiver dentro precisa utilizar cinto de segurança e cabo vida. O número de pessoas trabalhando na parte interna está diretamente relacionado aos meios seguros de saída ou resgate. Nos silos hermeticamente fechados, só será permitida a entrada após renovação do ar ou com proteção respiratória adequada.

Leia atentamente os adesivos de advertências e siga rigorosamente as recomendações.

A mecanização do campo é uma realidade e traz muitos benefícios, porém, é indispensável seguir as recomendações legais e se preparar para exigências. A Cocapec possui diversos cursos em parcerias com o Senar/MG e Sescoo/SP para capacitar os cooperados de forma gratuita e garantir um trabalho mais profissional e seguro no campo.

Notícias Relacionadas