NOTÍCIAS

Safra de café da Colômbia de 14,3 milhões de sacas de 60kg corresponde a 8,5% da produção mundial

Produção total dos Cafés do Brasil equivale a 35% e a do Vietnã a 19% da safra mundial do ano-cafeeiro 2019-2020

A Colômbia, terceiro maior país produtor de café em nível mundial, produzirá, no ano-cafeeiro 2019-2020, volume físico equivalente a 14,3 milhões de sacas, exclusivamente da espécie arábica, o que equivale a 15% da produção mundial dessa espécie, que está estimada em 95,8 milhões de sacas de 60kg. Na safra anterior, a Colômbia produziu 13,9 milhões de sacas de café arábica, número que aponta um ligeiro crescimento de 3% se comparado com a safra atual em curso.

Em relação à produção global das espécies de cafés arábica e robusta, que totaliza 169,3 milhões de sacas, os cafés colombianos, que são apenas da espécie arábica, correspondem a 8,5%, tendo em vista que a produção mundial de robusta está calculada em 73,6 milhões de sacas. Com base nesses dados, constata-se que a produção total de café da espécie arábica equivale a 57% e a de robusta corresponde a 43%, em relação à produção mundial total, no ano-cafeeiro ora em destaque.

O segundo país maior produtor de café do mundo, o Vietnã, que colherá 96,6% de cafés da espécie robusta e 3,4% da espécie arábica, tem sua safra estimada para o ano-cafeeiro 2019-2020 em 32,2 milhões de sacas, das quais 31,1 milhões de sacas são de robusta e 1,1 milhão de sacas  de arábica.

Assim, expandindo essa análise, fica evidenciado que a produção de café robusta vietnamita equivale a aproximadamente 42% da produção dessa espécie e a de café arábica a 1,1%, ambas percentagens,  correlacionadas à safra mundial citada anteriormente. Em complemento vale também destacar que a produção total do Vietnã, em relação à safra mundial deste ano em curso, equivale a 19%.

Os números estatísticos demonstrados da cafeicultura brasileira e mundial, que estão sendo objeto dessa análise feita pela Embrapa Café e permitindo realizar estudos e estabelecer comparações das safras dos cafés arábica e robusta, foram extraídos do Sumário Executivo do Café – Maio 2020, da Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – Mapa. Tal Sumário também está disponível, na íntegra, desde abril de 2013, no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Com relação ao Brasil, maior produtor e exportador e segundo maior consumidor em nível global, vale salientar que a sua safra está estimada preliminarmente em 60 milhões de sacas de 60kg, volume que corresponderá a 35% da produção no planeta, no ano-cafeeiro em curso. Desse total, aproximadamente 45 milhões de sacas serão da espécie arábica e 15 milhões de sacas da espécie  robusta, caso os levantamentos de campo que ainda estão sendo feitos, no período da colheita em curso, confirmem essa  estimativa.

Dessa forma, com base nos dados citados, os quais constam do Sumário Executivo do Café – Maio 2020, pode-se inferir que a produção brasileira de café da espécie arábica desta safra equivalerá a 47% e a de café robusta a 20%, da produção mundial. E, disso mais, que os números dessa performance reafirmam a posição do Brasil em primeiro lugar na produção global de café, assim como na produção de café da espécie arábica e, em segundo lugar, na produção de café robusta, sendo precedido pelo Vietnã no volume produzido dessa espécie.

Observatório do Café – Desenvolvido pela Embrapa Café no contexto do Agropensa da Embrapa, tem como objetivos principais coletar, analisar e disseminar, de forma sistemática, dados estatísticos, informações sobre tendências de produção e consumo, oportunidades e ameaças dos mercados e identificar possíveis trajetórias do processo de inovação, além de resultados de pesquisas realizadas pelo Consórcio Pesquisa Café e suas implicações para a competitividade e sustentabilidade do agronegócio.

Notícias Relacionadas