NOTÍCIAS

SAFRAS estima colheita 2015/16 no Brasil em 89% até 25/08

por Agência Safras:

A colheita de café da safra brasileira 2015/16 foi indicada em 89% até 25 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. A colheita está atrasada em relação ao mesmo período do ano passado, quando 96% da safra 2014/15 estava colhida, e está também atrás da média dos últimos 5 anos, que para este período marca 93%. Houve avanço de 5 pontos percentuais em relação à semana anterior.

Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2015/16, de 50,4 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 44,97 milhões de sacas (89%) até 25 de agosto. A estimativa de

safra é anterior ao início da colheita e, por isso, não reflete os problemas de granação e de “quebra de renda”. E uma nova sondagem só será feita após o término da colheita, observa o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach.

Segundo Barabach, a colheita ganha ritmo nesse final de safra e avança mais rápido. Produtores continuam reclamando do grão miúdo e da “quebra de renda”, com percentuais estimados oscilando entre 10% a 25% dependendo da

região, comenta. “As chuvas já chegaram às regiões cafeeiras, inclusive, com registro de granizo em algumas localidades. As precipitações devem atrapalhar o andamento da colheita, mas são benéficas à recomposição da umidade dos solos e às floradas”, indicou Barabach.

Notícias Relacionadas