NOTÍCIAS

Safras estima comercialização 2018/19 do Brasil em 51%

por Safras & Mercado:

A comercialização da safra de café do Brasil 2018/19 (julho/junho) chegou a 51% até o dia 09 de outubro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em seis pontos percentuais.

As vendas estão ligeiramente atrasadas em relação ao ano passado, quando 53% da safra 2017/18 estava comercializada até então. A comercialização está também levemente abaixo da média dos últimos 5 anos, que é de 52% para esta época.

Com isso, já foram comercializadas 31,11 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2018/19 de café brasileira de 60,5 milhões de sacas.

Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização de café andou em ritmo compassado em setembro no Brasil. “O preço baixo manteve o produtor na defensiva, o que ajudou a tirar liquidez das principais praças comerciais. O fluxo de negócios segue muito errático, melhorando diante de algum repique do mercado ou por conta de interesse de algum comprador mais curto e agressivo, em típico mercado de oportunidade”, aponta Barabach.

As vendas de arábica estão mais lentas. O produtor vendeu até agora 48% da safra, um percentual abaixo de igual época do ano passado e também da média para o período (ambos 50%). Já a comercialização de conilon está 62% da safra, em linha com igual período do ano passado, mas mais acelerada na comparação com a média de 5 anos (58%).

Notícias Relacionadas