NOTÍCIAS

Secretaria de Agricultura de SP atende pedido de cafeicultores e estabelece nova resolução para produção de mudas de café

Por SEAPA SP:

Postado em: 30/11/21

Na sede da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), em Franca, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, assinou a nova resolução para a produção de mudas de café, nesta quinta-feira, dia 25, em evento com a presença do deputado federal Baleia Rossi, do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, do presidente da Cocapec, Carlos Yoshiuki Sato, e do secretário-executivo da SAA, Francisco Matturro.

Havia preocupação do setor quanto a uma normativa que colocava que, a partir do próximo ano, a produção de mudas não poderia ser feita no solo e em sacos de polietileno, o que encareceria a produção e afetaria toda a cadeia produtiva.

Após pedido do setor, a Secretária de Agricultura atendeu ao pedido dos cafeicultores e estabeleceu nova resolução, revogando a mudança prevista, além de trazer simplificação para a produção de mudas com a garantia da sanidade do café.

O texto da nova resolução visa atender os anseios do setor, que busca uma regulamentação justa e de aplicação real. Objetivou-se com a nova norma a qualidade fitossanitária das mudas de café, com ênfase no controle da disseminação de nematóides.

“Os produtores de muda seriam prejudicados, ou seja, toda a produção de café seria afetada, diminuindo a renda do produtor com efeitos que chegariam até o consumidor. Por isso, aqui, estamos cumprindo o papel público de atuar pelos produtores e para a população”, pontuou Itamar Borges, ao falar também de outras ações em que a Secretaria atuou com celeridade pelo Agro Paulista como no GTA de equídeos, na nova Resolução da Heveicultura, com Recuperação de estradas com o Melhor Caminho, pelo Programa Segurança do Campo com viaturas para fazer ronda rural 24 horas por dia, pelo Programa Rota Rural, pelo Agro Legal com o Cadastro Ambiental Rural, além do crédito emergencial pelo Feap e dos programas para combater incêndios.

“A Defesa Agropecuária cumpre seu papel. Nossa missão é a sustentabilidade da agropecuária paulista e a garantia fitossanitária. A muda de café paulista continuará sendo a melhor muda”, disse o coordenador da Defesa Agropecuária, Luis Bianco.

Ainda estiveram presentes no ato o prefeito de Itapuã, Gerson Alves; o coordenador da CATI-CDRS, Alexandre Grassi; o diretor da EDR Franca, Geraldo Nascimento; o diretor EDA de Franca, Matheus Martins; o presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça; o presidente Sindicato Rural de Pedregulho, Ely Brentini; o diretor da SRB, Marcus Faleiros; o diretor vice-presidente da Cocapec, Alberto Rocchetti Netto; o diretor comercial da Cocapec, Saulo Faleiros; o ex-presidente da Cocapec, João Toledo; o ex-prefeito de Jeriquara, Sebastião Dal Piccolo; representante do deputado federal Arnaldo Jardim, e dos deputados estaduais Léo Oliveira e Barros Munhoz, além de lideranças de cafeicultores de diversas regiões do Estado.

Notícias Relacionadas