NOTÍCIAS

Secretário de Agricultura de SP entrega melhorias na torrefação com recurso do Projeto Microbacias II

por Setor de Comunicação Cocapec:

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim esteve na Cocapec nesta segunda-feira, dia 30, DSC_0059para entregar as melhorias realizadas na torrefação da cooperativa por meio do “Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado”, aplicado através da Coordenadoria de Assistência Integral (CATI). O objetivo do projeto é ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas paulistas.

Marcou presença diversos cooperados e autoridades como o prefeito de Franca/SP Alexandre Ferreira e Pedro Avelar coordenador da CATI EDR Franca.

A recepção foi feita pelo presidente da Cocapec, Maurício Miarelli, e em seguida o coordenador da torrefação Victor Alexandre Ferreira, fez uma apresentação de como os recursos foram aplicados.

A área foi ampliada em mais 98m² onde já funciona o novo estoque, solucionando um dos gargalos que era o armazenamento da produção. Foram instalados climatizadores evaporativos que melhoram consideravelmente a temperatura no local, permitindo mais conforto aos colaboradores e que reflete diretamente em seus desempenhos.DSC_0155

Outra melhoria foi a troca de uma peça no miolo da fornalha, fundamental para realização do trabalho. O site para vendas das marcas de café, o chamado e-commerce, está em fase final e em breve entrará no ar e levará o trabalho dos cooperados para todo o Brasil.

Por conta da oportunidade de obter os recursos do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, a Cocapec conseguiu realizar as mudanças necessárias investindo uma pequena parcela de recursos próprios, otimizando assim o capital da cooperativa.

Vale ressaltar que essa conquista junto ao Governo do Estado de São Paulo, só foi possível por conta de uma característica muito forte na cooperativa, ser formada por pequenos produtores da agricultura familiar. Os benefícios recebidos no setor de torrefação serão revertidos em resultados que serão compartilhados com todos os cooperados.

 

 

Notícias Relacionadas