NOTÍCIAS

Seguro Rural deve passar por reformulação

por OCB:

Durante reunião realizada ontem, MAPA cria grupo de trabalho para propor ajustes no seguro rural no Brasil

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou ontem um grupo de trabalho que deverá desenvolver propostas de ajustes ao modelo de seguro rural. A missão da equipe, composta por representantes do setor agropecuário, será encontrar mecanismos para aumentar a base de contratação por meio da redução do valor do prêmio e de ampliar a cobertura das apólices e, por fim, propor alterações na operacionalilidade do seguro rural. Um documento, com a consolidação do trabalho, deverá ser entregue nas próximas semanas.

Esse é o resultado da reunião realizada hoje e que contou com apresentação do gerente de produção da Credicoamo, Dilmar Peri. Ele discorreu sobre o modelo de seguro rural, atualmente, disponibilizado pela cooperativa de crédito, caso de sucesso do agronegócio brasileiro. Da reunião, além de representantes do movimento cooperativista, também participaram especialistas vinculados à Confederação Nacional da Agricultura, à Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Associação Nacional dos Produtores de Soja (Aprosoja).

SEGURO RURAL – O clima é o principal fator de risco para a produção rural. Ao contratar uma apólice de seguro rural o produtor pode minimizar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa e permite ainda, a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios.

Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no Programa de Subvenção. Caso o produtor já tenha cobertura do Proagro ou do Proagro Mais para uma lavoura, o mesmo não será beneficiado pelo PSR na mesma área.

Notícias Relacionadas